Mobilidade

Terminal Intermodal de Campanhã avança com mais de 20 propostas de concepção a concurso

  • Notícia

    Notícia

O Terminal, prometido em 2003 e nunca construído, avança agora pelas mãos da Câmara do Porto, tendo o júri do concurso recebido mais de duas dezenas de propostas.


Concluiu-se no passado dia 2 de novembro o prazo para os interessados apresentarem propostas de concepção para o Terminal Intermodal de Campanhã, que a Câmara do Porto irá construir, depois de 13 anos de impasse quanto a concretização daquele importante projeto para a cidade e, sobretudo, para a sua zona mais oriental.


O concurso de concepção foi muito participado, tendo recebido mais de duas dezenas de propostas que agora irão ser avaliadas pelo júri do concurso que está a ser gerido pela GOP, empresa municipal de gestão de obras públicas da autarquia.


O concurso tem como objetivo confrontar diversas soluções de projeto para o Terminal Intermodal de Campanhã, elaboradas de acordo com o programa preliminar.


Prometido desde 2003 pelo Governo, o terminal que completa a intermodalidade da Estação de Campanhã na vertente rodoviária nunca conheceu a luz do dia. Em julho de 2015, contudo, graças a um acordo estabelecido entre o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e o então Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, o processo foi desbloqueado, ao mesmo tempo que o Estado se comprometia a indemnizar o Porto pela propriedade de terrenos do Aeroporto, processo que decorria há décadas sem fim à vista.