Sociedade

U.Porto dá asas às melhores ideias

  • Notícia

    Notícia

foto_iup25k_2015.jpg

O perfil está
traçado. "Basta" ter uma ligação à Universidade do Porto, espírito
empreendedor, juntar-lhe uma ideia de negócio inovadora e arrojada nas áreas
científica ou tecnológica, vontade de rentabilizá-la e de a fazer crescer no
mercado. É tudo isso que se procura nos candidatos à sétima
edição do iUP25k -  Concurso de Ideias de Negócio da
U.Porto, cujas candidaturas decorrem até dia 3 de abril.


 


Promovido
pela U. Porto Inovação e pelo Clube de Empreendedorismo(CEdUP), o iUP25k é um instrumento de sensibilização
para o empreendedorismo e criação de novas empresas que tenham por base
processos de exploração de conhecimento e inovação gerados na
Universidade. Pretende-se deste modo estabelecer uma rampa de lançamento
para que as boas ideias "made in U.Porto" possam transformar-se em ainda
melhores negócios.


 


Em
disputa está um total de prémios no valor de 25 mil euros em prémios 
(patrocinado pelo Banco Santander Totta), a dividir pelas três melhores ideias
de negócio (15 000 euros para a melhor ideia e 5.000 euros para as duas
restantes).


 


A participação no
concurso exige que pelo menos um dos elementos da
equipa tenha, ou
tenha tido, uma ligação à
Universidade do Porto.
Os candidatos devem preencher um
formulário e
submeter um vídeo,
com duração até 3 minutos,  sobre a ideia de negócio.


 


No dia 21 de abril, vão ser divulgadas as 25 ideias
finalistas. Segue-se uma apresentação  (elevator pitch)  dos finalistas, o que vai possibilitar aos peritos
o contacto direto com as ideias a concurso. No dia 5 de maio serão divulgadas as 10 ideias
finalistas. 


 


A sessão oficial do
iUP25k ocorre no final do mês de maio (em data ainda a definir) numa
sessão onde as ideias finalistas vão competir pelos prémios a
concurso. Como
aconteceu em anos anteriores, existirá um prémio especial para a melhor ideia na
área das tecnologias de informação e,
a que se junta pela primeira
vez uma distinção para a melhor ideia
comunicação e melhor ideia na área da energia.


 


A 7.ª edição do
iUP25k tem como patrocinador oficial o Santander Totta e conta com a ANJE, a
Câmara Municipal do Porto, a KIC Innoenergy, a Microsoft, a Patentree, a Porto
Business School, a Portugal Ventures, a PwC Portugal,  a Starpup Pirates e
a UPTEC, como parceiros.


 


Mais informações em http://iup25k.up.pt/


 


O último vencedor


 


No
ano passado o primeiro prémio foi conquistado pelo projeto
 FaceDecode - We make faces. Esta tecnologia, desenvolvida por investigadores da FCUL, faz
com que qualquer pessoa possa criar avatares de forma simples, barata e
divertida. O utilizador consegue gerar a sua versão virtual em cerca de duas
horas ou menos (estima-se que, no futuro, este tempo baixe para cerca de 15
minutos), e aplica-la em conteúdos digitais, filmes, videojogos ou performances
ao vivo. No final de 2015 a equipa apresentou a tecnologia no 
WebSummit como beta
participants.


 




Fonte: Portal de Notícias da U.Porto