Cultura

“Um Sonho”, de Strindberg, vai estrear no Teatro Nacional São João

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

©TUNA_TNSJ-SONHOpromo-1369.jpg

TUNA

O Teatro Nacional São João (TNSJ) vai estrear, na quinta-feira, dia 7, a sua mais recente produção própria, que conta com a direção de um encenador convidado. Bruno Bravo encena "Um Sonho", uma das mais revolucionárias obras do sueco August Strindberg. O espetáculo estará em cena até ao dia 22.

A fechar o ano, o Teatro Nacional São João prepara-se para estrear a terceira produção própria de 2023. Nesta nova criação da casa, o diretor artístico do TNSJ, Nuno Cardoso, confia a encenação a um dos encenadores mais estimulantes da sua geração: Bruno Bravo vem levantando espetáculos despojados e ritualizados, que acreditam na potência da palavra para gerar imagens.

Estreada em 1907, "Um Sonho" é uma das obras mais revolucionárias de August Strindberg. O fundador do teatro moderno enfrenta e resolve aqui um paradoxo: representar a forma incoerente mas aparentemente lógica do sonho. Strindberg vê a vida através de Agnes, a personagem principal, que encontra cerca de 40 outras personagens, encarnando cada uma delas um símbolo e/ou uma condição da humanidade. Em "Um Sonho", exploram-se temas como a infelicidade, a falta de sentido da vida, o materialismo, a luta de classes, entre outros.

Para além dos atores residentes do TNSJ – Joana Carvalho, Lisa Reis, Patrícia Queirós, Paulo Freixinho e Pedro Frias –, o espetáculo conta ainda com Ana Brandão, António Mortágua e Mário Santos no elenco. A tradução e dramaturgia é de João Paulo Esteves da Silva, com quem Bruno Bravo colabora há mais de dez anos.

Um Sonho ficará em cena até ao dia 22. No início de 2024, regressa ao mesmo palco para mais uma dose de apresentações, entre 6 e 14 de janeiro. As sessões de quarta-feira, quinta-feira e sábado são às 19 horas, as sessões de sexta-feira são às 21 horas e as sessões de domingo às 16 horas. O espetáculo tem legendagem em inglês.