Sociedade

"Velas" vence concurso de arte pública para a rua de Santa Catarina

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_edificio_via_catarina_02.JPG

Filipa Brito

"Velas", do coletivo EX FIGURA, fundado por Barbara Stallone e Francisco Silva, é a obra vencedora da edição de 2023 do concurso de arte pública VIArtes, que nasceu há sete anos com o objetivo de reforçar o apoio à criação artística, transformando a fachada ViaCatarina Shopping, em plena Rua de Santa Catarina, num acontecimento cultural e da cidade. A obra, que receberá o prémio de 25 mil euros, será instalada na emblemática fachada no início do próximo ano.

Inspirada nos barcos rabelos – ícones da região –, a obra vencedora destacou-se pela originalidade e interatividade que irá promover com a comunidade local e com os visitantes. A partir de tiras de tecido de poliéster, será criada uma instalação em constante movimento em que o tecido, ligeiramente transparente, proporcionará uma ilusão de indefinição, ao refletir as cores do céu, durante o dia, e ao brilhar com as luzes da rua, à noite.

A obra vai, assim, dar uma nova identidade ao centro comercial e transformar a sua fachada num novo símbolo do Porto, com base na história e na cultura, que não deixará indiferente quem passar pela movimentada Rua de Santa Catarina.

Nesta sétima edição do VIArtes, houve ainda espaço para uma menção honrosa, atribuída ao "Coletivo 6.0.10", dos autores David Andrade, Fernanda Driessen e Mafalda Boavida Roque, finalistas do Mestrado em Design de Produto na Faculdade de Arquitetura da Universidade Lisboa. Os alunos propuseram uma viagem ao passado para homenagear a primeira função deste edifício icónico da Rua de Santa Catarina: a de sede do jornal portuense "O Primeiro de Janeiro", apostando, por isso, em elementos relacionados com imprensa.