Ambiente

Vice-presidente da Câmara na administração de rede europeia para a transição energética

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_FA_VP_Energy_Cities_02.jpg

DR

Reunidos na cidade italiana de Modena, representantes de 30 países europeus elegeram o vice-presidente da Câmara do Porto como membro da Associação Europeia de autoridades locais na transição energética. Objetivo da Energy Cities é a troca de experiências e de novas soluções, de forma a preparar as cidades para os desafios climáticas dos próximos anos.

A eleição, que ocorreu durante a conferência anual da associação e atribuiu a Filipe Araújo o maior número de votos entre todos os pares, destaca o reconhecimento e a confiança que o também vereador do Ambiente e Transição Climática granjeou junto dos colegas europeus, sendo visto como uma figura central no desenvolvimento de políticas e estratégias para um futuro mais sustentável e resiliente nas cidades europeias.

O tema central da conferência deste ano, "Grafting Cities: Cultivating Our Common Future", ressaltou a importância da integração dos objetivos climáticos na evolução constante das cidades, um desafio que o Porto tem enfrentado com sucesso na sua atuação como cidade.

Entre os temas em debate, destaque para a governança local, a dependência de combustíveis fósseis, os sistemas de alimentação e o combate ao desperdício, as comunidades de energia ou a economia circular.

Em Itália, os representantes da Energy Cities e da Climate Alliance assinaram as Declarações de Modena, onde reforçam que "para cultivar, verdadeiramente, o nosso futuro comum, temos de aproveitar o poder das cidades, tornando-as locais onde a democracia possa florescer, onde possamos viver em harmonia com a natureza e onde atuemos em solidariedade uns com os outros e com as gerações futuras".

A Energy Cities reconhece, igualmente, a atuação da Agência de Energia do Porto na transição energética, no âmbito dos municípios associados. Esta rede congrega centenas de representantes de autoridades locais, incluindo líderes e iniciantes na transição energética, assim como funcionários municipais e especialistas técnicos.

Além de Filipe Araújo, foram eleitos para o conselho de administração da Energy Cities representantes das cidades de Brașov, Munique e Viena, que serão presididos, durante o biénio 2024-2026, pelo presidente da Câmara da cidade belga de Leuven.

Recorde-se que, durante quatro anos, o vice-presidente da Câmara presidiu ao Fórum de Ambiente da rede Eurocities, da qual o Porto é membro.