Cultura

ZHA!: projeto artístico comunitário sobre a cultura cigana sobe ao palco do Rivoli

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

ZHA!, que significa "vamos" em romani, é um projeto de base comunitária, que tem vindo a ser desenvolvido nos bairros do Lagarteiro, de Contumil e do Cerco, através de encontros de cocriação e diversas oficinas com criadores ciganos e não-ciganos. Esta quinta, dia 6, e sexta-feira, dia 7 de junho, "ZHA! LARAY" é apresentado no Teatro Rivoli, às 19h30.

O projeto visa a promoção das tradições vivas das comunidades ciganas através da dança e da música, procurando desmistificar crenças e preconceitos. Com direção artística de Inês de Carvalho e coordenação social de André Sousa, o projeto tem o Visões Úteis como parceiro artístico e promotor e a Fios e Desafios como parceiro social.

A primeira mostra pública teve lugar no Batalha Centro de Cinema, no dia 8 de abril, data em que se assinala o Dia Internacional da Pessoa Cigana, com uma listening party de lançamento do álbum "ZHA! É a nossa vez". O disco reúne oito temas originais e três videoclipes.

Práticas Artísticas para a Inclusão Social

O projeto, que se iniciou em setembro de 2022 e termina em dezembro de 2024, está integrado no programa Práticas Artísticas para a Inclusão Social (PARTIS), da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação "La Caixa", que procura o desenvolvimento de projetos artísticos com vista à inclusão.

O espetáculo no Teatro Rivoli é o culminar destes meses de trabalho, de inúmeras dinâmicas em contexto de oficinas de diversas áreas artísticas.

Aqui, criadores ciganos e não-ciganos, juntos, lançam um olhar novo sobre um rico legado cultural e patrimonial. Para fazer soar mais alto e mais longe a voz cigana, para fazer ecoar o direito, no avesso e nas costuras da cidade e da sociedade.