Cultura

11 anos do Museu das Marionetas do Porto celebram-se de portas abertas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_museu_marionetas_05.jpg

Filipa Brito

Assinalam-se no sábado, 3 de fevereiro, os 11 anos do Museu das Marionetas do Porto. Para celebrar, o espaço, criado por altura do quarto de século de atividade do Teatro de Marionetas do Porto, vai estar todo o dia de portas abertas, com entrada gratuita. Os visitantes contam, ainda, com a inauguração da exposição temporária do artista plástico Ricardo Leite.

O Teatro de Marionetas do Porto constitui-se em setembro de 1988, data em que a companhia se apresentou na seleção oficial do Festival Mondial des Théâtres de Marionnettes, em Charleville-Mézières.

As primeiras apresentações seguiram a tradição portuguesa e deram vida ao "Teatro Dom Roberto", seguindo-se a participação em projetos televisivos como "A Árvore dos Patafúrdios" e "Os Amigos do Gaspar".

Do repertório inicial do Teatro fazem parte "Miséria", a revista à portuguesa com marionetas, "Vai no Batalha", que fica em cena cerca de um ano com lotações esgotadas, ou a participação no evento "Peregrinação" da Expo 98, com "Máquina-Homem/Clone-Fighters".

Muitos dos espetáculos infantojuvenis, sempre com base em texto originais, deram, posteriormente, lugar a livros. A atividade do Teatro de Marionetas do Porto ultrapassou fronteiras e apresentou-se em vários países europeus, mas também no Brasil, Cabo Verde, China, Canadá ou Marrocos.

O Museu de Marionetas do Porto foi distinguido com o Prémio Acesso Cultura 2021, na categoria Acesso Social e Intelectual pelo projeto "Quem sou eu?".

Três de fevereiro é, também, a data de aniversário do encenador e diretor artístico do teatro, João Paulo Seara Cardoso, e o museu, onde é possível encontrar marionetas, adereços e outros objetos emblemáticos utilizados nos espetáculos da companhia, assim como algumas das suas histórias, tem a assinatura do arquiteto José Gigante.