Economia

324 milhões de euros do PIB provêm de empresas da UPTEC

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Em 2021, as 249 empresas sediadas na UPTEC contribuíram com 324 milhões de euros do Produto Interno Bruto (PIB). Sendo responsável pela criação de 8.600 postos de trabalho, atingindo os 219 milhões de euros em remunerações, a atividade gerou 48,4 milhões de euros de receitas fiscais. Resultados foram apresentados esta terça-feira, na cerimónia dos 15 anos do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.

“A UPTEC está a impulsionar a transição do tecido empresarial do Porto e da região Norte para a economia do conhecimento”, valorizou o vice-presidente da Câmara do Porto, referindo-se ao “crescimento das atividades empresariais ligadas a setores de valor acrescentado, intensivos em inovação e com perfil tecnológico”.

Filipe Araújo sublinhou como, em 15 anos, a UPTEC se “posicionou entre os mais dinâmicos hubs de inovação e tecnologia do país, assumindo um papel central no ecossistema empreendedor português”.

Reconhecendo o “trabalho notável” na “incubação de startups e na capacitação de empreendedores”, mas também “na transferência de conhecimento e na prestação de serviços de I&D” ou na “atração de centros de competências de empresas nacionais e internacionais”, o também vereador da Inovação e da Transição Digital afirmou que a UPTEC “vai ao encontro dos objetivos da estratégia de desenvolvimento do Município do Porto”.

“Temos vindo a atrair investimento externo para a cidade, nomeadamente dos setores tecnológicos e das indústrias criativas”, referiu Filipe Araújo, não esquecendo o “otimizar do ambiente de negócios, criando melhores condições para a fundação, crescimento e consolidação de empresas em setores de elevado potencial”.

Para o futuro, o vice-presidente da Câmara do Porto espera ver “fortalecida e ampliada” a atividade da UPTEC, potenciando “um impacto ainda maior na transformação da economia da cidade e da região Norte”.

Os números das empresas do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto contam, ainda, com um volume de negócio com vendas e serviços prestados de mais de 187 milhões de euros, 57% referente a exportações.

Estiveram presentes na comemoração dos 15 anos da UPTEC o reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira, a vice-reitora para o Empreendedorismo, Valorização do Conhecimento e Planeamento Estratégico da Universidade do Porto e presidente da UPTEC, Joana Resende, e os vice-reitores para as Relações Internacionais, Responsabilidade Social e Desporto, Maria Joana de Carvalho, para o Património Edificado e Sustentabilidade, Pedro Alves Costa, e para a Investigação e Inovação, Pedro Rodrigues, além da presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, do chefe da divisão de Economia, Empreendedorismo e Planeamento Estratégico da Câmara Municipal de Famalicão, Francisco Jorge, e da diretora de Desenvolvimento Regional da CCDR-N, Raquel Meira.