Urbanismo

"A Rua é Nossa" mas a avenida é muito maior

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Centenas de pessoas participaram, este domingo, na iniciativa "A Rua é Nossa". A Avenida Rodrigues de Freitas voltou a fechar ao trânsito para receber jogos, atividades desportivas, dança e artes performativas. O programa municipal vai decorrer aos domingos, até 20 de outubro.

Tal como o nome indica, a iniciativa convida as pessoas a saírem de casa e a "invadirem" a rua para se divertirem ao ar livre, aproveitando o bom tempo que ainda se faz sentir no Porto. E este domingo, o sol não deixou de brilhar na avenida, entre jogos, danças e múltiplas iniciativas para miúdos e graúdos.

O programa de animação, promovido pela empresa municipal Ágora, vai vigorar todos os domingos, até dia 20 de outubro. As atividades que vão decorrer em cada dia já são conhecidas:

amerca_a_rua_e_nossa_set_2024_10.jpg

Jogos – das 10 às 19 horas
22 e 29 de setembro - arcade games, matraquilhos tradicionais e mesas de ping pong;
6, 13 e 20 de outubro - jogos tradicionais.

Desporto – das 10 às 12h30
22 de setembro – CTAP - tiro com arco;
29 de setembro - Musas - xadrez;
6 de outubro - Invicta Badminton Clube - badminton;
13 de outubro – Estrela e Vigorosa Sport - artes marciais;
20 de outubro - Clube Infante de Sagres – hóquei em patins.

amerca_a_rua_e_nossa_set_2024_17.jpg

Dança – das 17 às 19 horas
22 de setembro – Grupo do Infante - rancho;
29 de setembro - Sabor Latino - flamenco / sevilhanas;
6 de outubro - Allatantou Dance - west african dance & drums;
13 de outubro - Sabor Latino - move 80’s / ritmos;
20 de outubro - HOP Dance Studio - lindy hop.

Animação – das 15 às 16 horas
20 de outubro – Ilusionismo.

amerca_a_rua_e_nossa_set_2024_25.jpg

Com esta ação, o Município pretende incentivar a pedonalização de percursos, permitindo a prática de exercício físico, incentivar o lazer e a fruição, com vista à promoção de uma vivência diferente da cidade e facilitar o acesso a modos suaves de transporte, com benefícios evidentes ao nível da redução de emissões de dióxido de carbono e dos constrangimentos associados ao tráfego rodoviário.

A iniciativa implica sempre alguns condicionamentos de trânsito, que serão assegurados pela Polícia. Todos os domingos, das 8 às 21 horas, não será permitida a circulação e estacionamento de veículos na Avenida Rodrigues de Freitas.

Esta é uma oportunidade para, de forma gratuita, os habitantes e visitantes da cidade vivenciarem uma experiência de lazer segura, confortável e descontraída, sem o "stress" muitas vezes gerado pela circulação rodoviária.