Cultura

Ana Luísa Amaral é a figura eminente da Universidade do Porto deste ano letivo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Casa dos Livros | Centro de Estudos da Cultura da Universidade do Porto abriu as portas, na passada sexta-feira, para homenagear e celebrar a vida e obra de Ana Luísa Amaral (1956-2022). A cerimónia serviu também para assinalar a abertura das comemorações da Figura Eminente da Universidade do Porto 2023-2024, dedicada à poetisa e antiga docente e investigadora da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP).

No arranque das comemorações foi inaugurado o Auditório Ana Luísa Amaral. Houve ainda lugar a uma sessão de poesia, à projeção de um documentário sobre a entrega à Casa dos Livros do acervo da antiga docente da FLUP e a respetiva assinatura do protoloco de comodato.

Atualmente em fase de tratamento, o acervo de Ana Luísa Amaral é composto pelas suas obras, pela biblioteca pessoal e pelo arquivo. Um "tesouro" que se junta agora aos outros autores que já "habitam" a Casa dos Livros, inaugurada em abril de 2022, e que ajudam a enquadrar o ambiente cultural do país do século XX, mas também da cidade.

Entre os acervos atualmente à guarda do Centro de Estudos da Cultura da Universidade do Porto incluem-se nomes como os de Vasco Graça Moura, Eugénio de Andrade, Saúl Dias, Albano Martins, Herberto Helder, Manuel António Pina, Maria Virgínia Monteiro, Óscar Lopes, António Cortesão e Humberto Maquero Moreno. Coleções que ganham outro sentido quando entendidas como um todo.

Ana Luísa Amaral foi a autora celebrada na edição de 2022 da Feira do Livro do Porto. Falecida pouco antes da inauguração do certame, a Câmara Municipal não deixou de homenagear a vida e obra da poetisa, eternizada na Avenida das Tílias dos Jardins do Palácio de Cristal, juntando-se ao leque de autores que, desde 2014, foram homenageados pela Feira do Livro – Vasco Graça Moura, Agustina Bessa Luís, Mário Cláudio, Sophia de Mello Breyner Andersen, José Mário Branco, Eduardo Lourenço, Leonor de Almeida, Júlio Dinis e Manuel António Pina.