Política

Assembleia Municipal aprova voto de pesar pelo falecimento da antiga vereadora Ernestina Miranda

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Assembleia Municipal aprovou por unanimidade, esta segunda-feira à noite, um voto de pesar pelo falecimento, no passado dia 2 de setembro, da antiga vereadora da Educação, Ernestina Miranda. Função que exerceu a partir de 1989 e durante 12 anos.

Professora do 1.º Ciclo do Ensino Básico, autora de manuais escolares, sindicalista, membro fundador da Associação Nacional de Professores do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, Ernestina Miranda nasceu em 1949, na freguesia de Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos.

Em 1972, inicia a sua carreira na área da educação. Uma paixão pelo ensino dos mais novos que transmitiu aos seus alunos das várias escolas onde lecionou, entre as quais as escolas básicas da Torrinha, de Carlos Alberto e Ribeiro de Sousa, no Porto. Nesta última, assumiu, igualmente, o cargo de diretora escolar, durante mais de uma década.

Politicamente encabeçou uma candidatura, pelo PS, à Junta de Freguesia de Cedofeita. Em 1989, integrou a lista de Fernando Gomes à Câmara Municipal do Porto, tendo sido eleita e assumido o pelouro da Educação, função que exerceu durante 12 anos. Findo este período de responsabilidade autárquica, fez questão de regressar à Escola Básica Ribeiro de Sousa e ao ensino.

"Humanista de convicções firmes, portadora de espírito de serviço e dedicação ao Porto e aos Portuenses. Mulher interventiva, com consciência cívica, política e social, esteve na génese de várias associações, como a Associação de Ludotecas do Porto ou a Associação Pedagógica 'Movimento da Escola Moderna'", pode ler-se no voto apresentado pelo PS.

A Assembleia Municipal cumpriu, depois, um minuto de silêncio em memória de Ernestina Miranda.