Política

Assembleia Municipal aprova voto de pesar pelo falecimento do antigo deputado Pedro da Vinha Costa

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Assembleia Municipal aprovou por unanimidade, esta segunda-feira à noite, um voto de pesar pelo falecimento do antigo deputado social-democrata Pedro da Vinha Costa. Recordado como um "lutador pelas convicções que defendia", "frontal", "amigo e tolerante", exerceu diversos cargos políticos, de que se destacam, em termos autárquicos, a presidência da Junta de Freguesia de Massarelos (com apenas 28 anos) e a Assembleia Metropolitana.

Pedro da Vinha Costa foi eleito deputado à Assembleia da República, entre outubro de 1995 e abril de 2002. Advogado de profissão concorreu, nas autárquicas de 2013, à Câmara Municipal Matosinhos. Faleceu no passado dia 18 de maio. Tinha 62 anos.

"Ficou o vazio do Homem controverso, de inteligência brilhante e irrequieta, profundamente humanista e coerentemente vertical", pode ler-se no voto apresentado pelo PSD, acrescentando: "os grandes homens só desaparecem quando a sua memória se esfuma na voragem do tempo. Não é o caso da memória que possuímos do Pedro Vinha".

Na mesma reunião foi aprovado, também por unanimidade, um voto de pesar, apresentado pelo Bloco de Esquerda, por Elísio Donas, membro fundador dos Ornato Violeta, que faleceu no dia 28 de maio.

A Assembleia Municipal cumpriu, depois, um minuto de silêncio em memória das duas personalidades.

Assista à sessão na íntegra no Youtube da Câmara do Porto.