Sociedade

Associação reflete sobre como cuidamos de quem cuida

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Cuidar de quem cuida merece reconhecimento e reflexão. Foi com essa missão assumida que a Associação Cuidadores reuniu, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, diversas pessoas ligadas aos Cuidados Informais, incluindo profissionais de saúde e da segurança social, voluntários e a própria secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes.

“O reconhecimento, a diversos níveis, da importância do trabalho desenvolvido, diariamente, pelos cuidadores informais, é indubitavelmente uma conquista de grande importância”, considera a vereadora da Saúde e Qualidade de Vida.

Na abertura da sessão, Catarina Araújo sublinhou, no entanto, que, apesar da aprovação do Estatuto do Cuidador Informal, que regula os direitos e os deveres do cuidador e da pessoa cuidada e estabelece as respetivas medidas de apoio, “ainda há um longo caminho a percorrer no que à defesa dos direitos dos Cuidadores Informais diz respeito”.

A responsável lembrou como o Município do Porto vem dando passos nesse caminho, nomeadamente através do Apoiar para Cuidar. No início deste ano, este Programa Integrado de Capacitação e Alívio da Sobrecarga de Cuidadores Informais mereceu, inclusive, a distinção do Selo de Mérito de Município que Cuida dos Cuidadores Informais.

Proporcionando apoio em dois eixos – na capacitação para o ato de cuidar e para o autocuidado e no alívio da sobrecarga com pausas breves e apoio emocional – o programa municipal, refere Catarina Araújo, “visa a promoção da saúde, qualidade de vida e bem-estar geral deste grupo da população, ao mesmo tempo que pretende contribuir para o aumento da sua autonomia, bem como promover e facilitar o acesso a recursos e respostas existentes na comunidade”.

Em 2023, o Apoiar para Cuidar já completou 190 horas de capacitação individual e grupal e mais de mil horas em pausas breves e apoio emocional psicológico, disponibilizadas a quase quatro dezenas de Cuidadores Informais.

Para a vereadora, o encontro da Cuidadores representa “uma justa homenagem ao trabalho incansável e dedicado que todos os cuidadores informais realizam diariamente, verdadeiros heróis invisíveis, desempenhando um papel essencial na nossa sociedade”. “O trabalho que fazem é muitas vezes subestimado, mas nunca por aqueles que testemunham a vossa dedicação”, acredita Catarina Araújo.

Antes de dar início aos momentos de exposição, partilha de experiências e debate, a vereadora da Saúde e Qualidade de Vida reforçou, ainda, a importância do autocuidado e sublinhou “o empenho e disponibilidade do Município do Porto em continuar a apoiar esta missão e a contribuir para melhorar a qualidade de vida de todos os cuidadores informais”.

O encontro da Cuidadores contou, também, com os contributos da diretora da Unidade de Intervenção Social do Instituto da Segurança Social, Susana Viana, dos diretores dos ACeS Porto Ocidental e Oriental, Carla Ferraz e Álvaro Pereira, respetivamente e da presidente da Associação Nacional dos Cuidadores Informais, Liliana Gonçalves.