Sociedade

Auditoria externa atesta bom desempenho do Sistema Integrado de Gestão

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_camara_08.jpg

Miguel Nogueira

O ano 2022 chega ao fim com um balanço positivo do desempenho do Sistema Integrado de Gestão do Município do Porto, o único do país certificado em seis referenciais normativos. O processo de auditoria externa, assegurado pela entidade certificadora SGS e que decorreu no final de novembro, atestou a inexistência de não conformidades e a proposta de 17 oportunidades de melhoria, que permitirão assegurar o seu desenvolvimento contínuo.

Numa apresentação feita durante a reunião privada de Executivo de segunda-feira, foram dados a conhecer os resultados da auditoria externa. O processo envolveu uma equipa de sete auditores (equivalente a 19 dias de auditoria) e implicou 107 unidades orgânicas, representadas pelos seus dirigentes, gestores do Sistema Integrado de Gestão e trabalhadores.

"O Município do Porto é o único do país que possui um Sistema Integrado de Gestão que se encontra certificado em seis referenciais normativos, o que confirma o elevado grau de envolvimento e compromisso com os serviços prestados", congratulou-se a vereadora dos Recursos Humanos, Serviços Jurídicos e Proteção Civil, Catarina Araújo. A auditoria externa permitiu manter quatro das certificações já detidas pelo Município do Porto (NP EN ISO 9001 – Sistemas de Gestão da Qualidade; NP 4427 – Sistemas de Gestão das Pessoas; NP ISO 45001 – Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho; NP 4552 – Sistema de Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal), bem como renovar a certificação NP EN ISO 14001 – Sistemas de Gestão Ambiental e obter a certificação ISO 22320 – Sistema de Gestão de Emergências.

"O Sistema Integrado de Gestão do Município é coordenado pela Direção Municipal de Gestão de Pessoas e Organização e tem como foco a inovação e a melhoria contínua da organização, garantindo a uniformização das atividades de uma forma sistemática e eficaz, numa estratégia de contínuo enriquecimento e uniformização dos padrões de resposta e respetivos níveis de serviço", acrescentou Catarina Araújo.

O processo de descentralização administrativa representou um desafio adicional no ano 2022, desde logo com a entrada de 950 trabalhadores da área da Educação. No próximo ano perspetivam-se novos desafios, no quadro da transferência de competências nas áreas da Saúde e Coesão Social.

O Município do Porto encontra-se, também, certificado pelo World Council of City Data (WCCD), pela norma ISO 37120 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, tendo sido reconhecido com o nível Platinum (o máximo de certificação).

No horizonte está, igualmente, a integração de mais um referencial normativo que visa a preservação da integridade legal do Município do Porto, assim como a promoção de uma cultura de ética, transparência e conformidade, através da certificação pela ISO 37001 – Sistemas de Gestão Anticorrupção.