Urbanismo

Avenida Rodrigues de Freitas volta a receber muita animação no domingo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_a_rua_e_nossa_2022_01.jpg

Guilherme Costa Oliveira

A Avenida Rodrigues de Freitas, no Bonfim, volta a receber, este domingo, 10 de setembro, "A Rua é Nossa", iniciativa enquadrada no "Plano para Resgatar o Espaço Público na Cidade do Porto". A artéria fecha ao trânsito automóvel para se abrir a muita animação.

O programa tem início às 10h30, com jogos tradicionais (desde o pião às andas, da macaca ao arco, da malha à piósca, sem esquecer o berlinde), que vão durar até às 17h30. Haverá também uma sessão experimental de skate (entre as 10h30 e as 12h30, para 13 participantes em simultâneo e a presença de dois monitores.

Haverá também animação itinerante, das 16h00 às 16h30 e das 17h30 às 18h00, pelo Projeto EZ. Em "Fita-Cola", três personagens habitam um veículo-caravana, contagiando o público por entre música e muita interação. Mais do que um espetáculo, mais que uma instalação, mais que uma parada, é, acima de tudo, um convite à libertação da rotina, do afastamento que tantas vezes nos aflige e tantas vezes nos impede de, num mundo plástico, podermos ser mais humanos.

O programa tem previsto também, entre as 18h00 e as 19h00, uma aula de danças africanas por Allatantou Dance, grupo de Dança e Percussão Tradicional da Costa Oeste Africana, fundado no Porto em 2006. Ao longo de vários anos que Joana Peres e João Russo (membros fundadores do grupo) se dedicam a pesquisar e a viajar pela África Ocidental, em busca dos ritmos e danças Mandingue.

Para além dos espetáculos que sempre repletos de muito ritmo, cor e energia, também é possível fazer formação em Dança e Percussão, aprofundando toda a riqueza destas culturas.

Condicionamentos de trânsito

A rua será nossa todos os domingos até 24 de setembro, entre as 10 e as 19 horas, na Avenida Rodrigues de Freitas, entre a Rua de D. João IV e a Rua do Duque de Saldanha.

A iniciativa vai implicar alguns condicionamentos de trânsito. Assim, entre os dias 30 de agosto e 27 de setembro, para colocação de floreiras, o estacionamento será proibido no lado norte e oposto ao n.º 269 (numa extensão de, aproximadamente, oito metros) da Avenida Rodrigues de Freitas.

Em todos os domingos de setembro, entre as 9 e as 20 horas, aquela artéria será transformada numa Zona Pedonal Temporária, com corte total de via entre a Rua de D. João IV e a Rua do Duque de Saldanha. Serão consideradas exceções o acesso de moradores a garagens e aos lugares de mobilidade reduzida, assim como a cargas e descargas, que deverão ser realizadas entre as 9 e as 10 horas.

Durante as atividades d' "A Rua é Nossa", não será, igualmente, permitido o estacionamento na Rua de Joaquim António de Aguiar, no troço compreendido entre a Praça da Alegria e a Rua do Barão de S. Cosme, sem exceções. Neste perímetro, a circulação automóvel far-se-á nos dois sentidos.

Todos os condicionamentos de trânsito serão assegurados pela Polícia.