Cultura

Batalha dedica foco a artista indonésio Riar Rizaldi

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_kasiterit_01.JPG

DR

O Batalha Centro de Cinema dedica na próxima sexta-feira, 5 de maio, um foco ao artista indonésio Riar Rizaldi, com uma sessão de curtas-metragens e um filme-performance de entrada gratuita.

Absolutamente indissociável da história, cultura e paisagem da Indonésia, a prática artística de Riar Rizaldi questiona a relação entre capital, tecnologia e extrativismo, assim como as implicações ecológicas e sociais nas dinâmicas de poder. Através de uma linguagem ensaística, na fronteira entre o documentário e a ficção, os filmes e instalações de Rizaldi abordam o passado, presente e futuro da Indonésia.

Nesse dia, às 19h15, é apresentada uma sessão com as curtas-metragens "Kasiterit" (2019), "Tellurian Drama" (2020) e "Becquerel" (2021), seguida de uma conversa com o artista. Mais tarde, às 22h00, Rizaldi apresenta, no Bar do Batalha, uma performance-ensaio sobre a história propagandística dos filmes de terror indonésios.

Em "Ghost Like Us", o artista funde filmes tradicionalistas com found footage para explorar as diferentes perceções do folclore, nos meios urbano e rural, traçando a evolução dos formatos de produção e modos de ver o cinema na Indonésia e na Ásia. A entrada é livre.