Cultura

Bollywood projeta o Porto na imensa tela do cinema indiano

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A cena é a 55, o take o sexto, sétimo, oitavo. Por aí fora até ao aval final do realizador. Uns minutos para um retoque no cabelo e maquilhagem dos atores, a composição de uma camisa. E estamos a gravar novamente. Bollywood está na cidade para a rodagem do filme “Jailed”, cujas cenas de exteriores vão levar à Índia – e tantos outros mercados consumidores da indústria cinematográfica que mais filmes produz no mundo – alguns dos locais mais emblemáticos do Porto. Com o apoio logístico da Filmaporto – film commision, as filmagens representam um investimento estimado de cerca de 200 mil euros.

Há uma discussão em plena Rua 31 de Janeiro e o trânsito está parado. Dezenas de pessoas operam câmaras, seguram painéis, passam cabos e dão instruções. Há um Rolls Royce branco lá no meio. O aparato chama a atenção de quem sobe e desce e não faltam as perguntas: “O que é que se passa? Estamos a gravar um filme. Daqueles indianos? Sim, desses. Ah, que tenham muito sucesso, bom trabalho”.

Quando Vishnu Vardhan, o realizador, vencedor, em 2022, dos prémios IIFA (International Indian Film Academy) e Filmfare com “Shershaah”, dá ordem para gravar, o mais difícil parece ser impedir que curiosos e distraídos entrem no set de filmagens e sejam apanhados pelas câmaras.

Se, para alguns, as caras são totalmente desconhecidas, para outros, o momento remete-os para as filas intermináveis à porta do Cinema Águia D’Ouro para assistir, nos anos 70, ao fenómeno indiano “Passado Inesquecível”.

Protagonizado por Akash Murali e Aditi Shankar, mas também com muitos atores portugueses, “Jailed” é a história de uma jovem que se muda para Portugal para estudar na Universidade de Coimbra, mas é presa injustamente, e do seu namorado, que viaja da Índia para provar a inocência da estudante.

Além da Rua 31 de Janeiro, a ação passa pela Avenida dos Aliados, pelas ruas dos Clérigos e das Flores e, para cenas noturnas, por um dos “tesouros do cinema europeu”, a Ribeira, reconhecida, já, pela Academia de Cinema Europeu.

A produção de Bollywood é da indiana XB Film Creators e da All Around the Globe, que tem sede no nosso país. “Jailed” estreia no mercado asiático ainda antes do final do ano.

Desde 2021, altura em que foi constituída, a Filmaporto – film commision já assistiu ao registo de perto de 550 produções cinematográficas, que geraram um impacto económico de cinco milhões de euros na cidade.