Sociedade

Câmara assinala Dia da Saúde Mental com iniciativas para trabalhadores e comunidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Hoje, 10 de outubro, é assinalado o Dia Mundial da Saúde Mental, este ano sob o tema "A saúde mental é um direito humano universal", e a Câmara do Porto está a promover, ao longo da semana, várias ações no terreno junto dos trabalhadores e um webinar com o mote "À conversa sobre… Saúde Mental: Como abordar, sem julgar?".

Para a população são também dinamizadas iniciativas, reforçando a atuação que decorre em contínuo em matéria de promoção de saúde mental junto da comunidade.

Estas ações, levadas a cabo pela Direção Municipal de Gestão de Pessoas e Organização e pelo Departamento de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida e Juventude, têm como objetivo fomentar o combate ao estigma, através do aumento da literacia em saúde mental, explorar as estratégias de promoção da saúde mental, dar a conhecer as respostas existentes no Município nesta matéria e promover, simultaneamente, a interação entre os trabalhadores.

Neste âmbito, decorreu no Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) uma ação que teve por objetivo fomentar a proximidade com equipas de trabalho que não dispõem de computador e o combate ao estigma, através do aumento da literacia em saúde mental.

Tanto as ações dirigidas aos trabalhadores operacionais, bem como o webinar, incluem dinâmicas de grupo e uma reflexão coletiva que permitem a exploração de conceitos como saúde e doença mental, a higiene do sono, a ansiedade e algumas atitudes positivas a adotar.

Este compromisso e investimento contínuo no bem-estar e na saúde mental dos trabalhadores tem-se refletido, ao longo do ano, em várias ações e iniciativas como a formação em saúde mental e liderança, as consultas de psicologia clínica e as aulas de yoga, ambas gratuitas.

Junto da comunidade, e enquadrado no Clube da Saúde, promove-se, hoje, pelas 16 horas, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, o workshop Efeitos do Envelhecimento na Saúde Mental, de entrada gratuita e dirigido ao público em geral.

Especificamente dirigido aos jovens, assinala-se a data com recurso à divulgação de materiais de promoção da saúde mental e de combate ao estigma. Alinhados com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), e através de mensagens simples e práticas, abordam-se estratégias concretas, junto de um grupo particularmente vulnerável da população, desafiando todos os jovens a uma participação ativa na divulgação e exponenciação das mensagens, destacando o potencial que detêm enquanto embaixadores na área da promoção da saúde em geral, e da saúde mental em particular, junto das suas comunidades.

A celebração desde dia reforça o posicionamento do Município enquanto agente dinamizador na promoção da saúde externamente, para os munícipes, e internamente, para os seus trabalhadores.