Cultura

Casa do Infante acolhe a partir desta quinta-feira a exposição “Germano Arquivo”

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_germano_silva.jpg

Miguel Nogueira

Na sequência da celebração do nonagésimo aniversário de Germano Silva, o Museu da Cidade inaugura Germano Arquivo, exposição patente na Casa do Infante até 16 de janeiro de 2022, e que esta quinta, às 18,30 horas, conta com a sua presença e a atuação especial do Rancho Folclórico do Porto.

A mostra parte do material que o jornalista, historiador e bibliófilo recentemente doou ao Arquivo Municipal do Porto. Esta foi a segunda doação feita por Germano Silva da coleção que foi constituindo ao longo de setenta anos. A primeira realizou-se em 2001 e, anos mais tarde, em 2016, deu origem à exposição O Porto no Coração, também na Casa do Infante.

O espaço volta agora a receber uma mostra dedicada a Germano Silva – Germano Arquivo foi construída com a sua cumplicidade e propõe descobrir os objetos mais singulares deste espólio. Mas, sobretudo, permitir ouvir os relatos do colecionador na primeira pessoa e as curiosas histórias que deles emanam.

São manuscritos, monografias impressas, correspondência recebida, cartazes, recortes de jornais, álbuns de fotografias, documentos dos mais raros aos mais inusitados e que ganham vida pela voz das partilhas do divulgador.

Germano Arquivo inaugura nesta quinta-feira às 18,30 horas, com horário prolongado até às 20 horas, contando com a presença de Germano Silva e a atuação do Rancho Folclórico do Porto.

Germano Silva é um profundo conhecedor da história e tradições da Invicta. Condecorado Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto, colega de Manuel António Pina ao longo das décadas que trabalhou no Jornal de Notícias, Germano começou a adquirir uma série de documentos, contactando com alfarrabistas e calcorreando a cidade que conhece quase de olhos fechados, e o acervo foi ganhando corpo. A vontade partiu de se aperfeiçoar na carreira jornalística, porque um repórter no Porto tinha de conhecer bem a cidade.

A exposição estará patente no Museu da Cidade – Casa do Infante, até 16 de janeiro de 2022. A entrada é gratuita, de terça-feira a domingo, das 10 às 17,30 horas, e encerramento à segunda-feira e dias feriados.

Há duas semanas, no dia em que completou 90 anos, Germano Silva apresentou no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett o seu mais recente livro. Em “Porto: As Histórias que Faltavam” o autor agrupa algumas das crónicas com que brinda os leitores do Jornal de Notícias há mais de 30 anos. Para além destas “pequenas histórias da grande História do Porto”, Germano Silva incluiu no volume um trabalho inédito em que evoca o ambiente da cidade em 1931, ano do seu nascimento.