Sociedade

Casa do Infante acolheu colóquio dos 900 anos do primeiro Foral Portuense

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Assinalando os 900 anos do foral concedido ao burgo portuense pelo bispo D. Hugo (1123), a Casa do Infante acolheu, no sábado, um colóquio evocativo subordinado ao tema "O Porto medieval: do burgo do bispo à cidade dos mercadores".

A iniciativa reuniu uma dezena de historiadores e arqueólogos que abordaram a natureza e conteúdo do documento e a figura do prelado, o urbanismo, economia e a sociedade do Porto no século XII, os vestígios arqueológicos daquela época e, ainda, a organização eclesiástica do noroeste hispânico, que contextualizou a vinda de D. Hugo e a sua ação na diocese portucalense.

O colóquio foi organizado pela Câmara do Porto e o CITCEM-Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, sediado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).

O evento esteve inserido nas comemorações dos 900 anos do foral do Porto, em que, pela primeira vez, o documento histórico saiu do Arquivo Municipal para ser exposto, durante dois dias, nos Paços do Concelho (quinta e sexta-feira). Com ele, foi igualmente mostrado ao público o Foral Manuelino, de 1517. As duas relíquias foram vistas por mais de 900 pessoas. Entretanto, e no âmbito das celebrações, os CTT lançaram um postal evocativo.