Sociedade

Centro de Inovação Social promove debate sobre migrantes e minorias étnicas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O que é que a cidade do Porto pode fazer por migrantes e minorias étnicas foi o tema que norteou mais uma sessão do InPorto!, projeto municipal que tem como objetivo apelar à empatia e ao envolvimento de agentes da sociedade civil, setor público, privado e da academia.

O encontro decorreu no Centro de Inovação Social do Porto (CIS) e contou com a participação do vereador da Coesão Social, Fernando Paulo, que explicou "a complexidade da temática".

"Estas temáticas são de extrema importância, pois a forma como uma sociedade lida com os migrantes e minorias étnicas reflete seus valores, a sua tolerância e o seu respeito pelos direitos humanos. Os desafios enfrentados por estes grupos podem afetar tanto a sua qualidade de vida como também a coesão social de uma determinada região", referiu na abertura dos trabalhos.

A sessão contou com os contributos de Paula Ferreira, especialista na área dos migrantes e minorias étnicas, que fez um enquadramento global do tema.

O projeto municipal, InPorto! promove dinâmicas que potenciam a colaboração, troca de experiências, informação e a criação de uma visão e atuação comum para o ecossistema de impacto na cidade, com o envolvimento de diversos agentes.

O projeto é da responsabilidade do CIS Porto, coordenado pela Divisão Municipal de Desenvolvimento e Inovação Social, que tem como principais atribuições capacitar e empoderar os empreendedores sociais e as entidades do terceiro sector nas áreas do Empreendedorismo e Inovação Social.