Sociedade

Centro Juvenil de Campanhã celebra aniversário e reflete sobre direitos das crianças

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O futuro da promoção e proteção dos direitos das crianças foi tema de um seminário organizado pelo Centro Juvenil de Campanhã, no âmbito das comemorações do seu 210.º aniversário.

Orador nuns dos painéis da iniciativa, que decorreu a 5 de janeiro, o vereador da Educação da Câmara do Porto salientou o papel desempenhado por aquela instituição de solidariedade social na cidade, nomeadamente "uma sólida experiência na educação, no acolhimento e proteção, na difusão e aplicação da Convenção sobre os Direitos da Criança".

"O Centro Juvenil de Campanhã tem, com efeito, desenvolvido um extraordinário trabalho, que deve ser enaltecido, em parceria com instituições públicas e organizações da sociedade civil. Um trabalho que visa não só a promoção do bem-estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, nomeadamente no domínio do apoio à infância e juventude, incluindo as crianças e jovens em perigo, assim como a sua aplicação efetiva em contextos de educação formal e não formal", sublinhou Fernando Paulo.

No que concerne às políticas municipais desenvolvidas neste âmbito, o responsável destacou o facto de o município ser reconhecido como uma Cidade Educadora e uma Cidade Amiga das Crianças, "e esses compromissos têm vindo a protagonizar a importância atribuída ao bem-estar das crianças e jovens na cidade e à prossecução dos seus direitos fundamentais".

À luz do conceito de "cidade educadora", o Município do Porto tem em curso uma série de iniciativas, sendo que, a título de exemplo, Fernando Paulo referiu o apoio ao funcionamento das três Comissões de Proteção de Crianças e Jovens na cidade, o Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens do Porto 2022-2024, "que construímos em conjunto", o Plano de Ação Local e o Mecanismo de Coordenação, no âmbito do Programa Cidades Amigas das Crianças da UNICEF, para além do "investimento na escola pública, na cultura, na construção de uma cidade amigável para todas as pessoas e para todas as idades, que valoriza e promove a participação cívica, o usufruto do património da cidade", disse.

"Tudo isto porque a proteção, o cuidado, a educação, a saúde e o desenvolvimento das crianças são, para nós, prioridades absolutas", sublinhou o vereador.

O seminário contou com a participação de vários especialistas nestas matérias de diversas áreas de atuação e versou temáticas como os desafios colocados ao acolhimento residencial, o enquadramento legal do sistema de proteção infantil ou parcerias estratégicas.

O Centro Juvenil de Campanhã - Seminário dos Meninos Desamparados é uma instituição particular de solidariedade social. Segundo nota no site da instituição, a sua fundação remonta a 6 de janeiro de 1814, pelas mãos do Padre José de Oliveira e com o principal objetivo de recolher crianças que ficaram órfãos na tragédia da Ponte das Barcas.