Sociedade

Cidade tem 120 mil euros para soluções inovadoras para problemas sociais

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_coesao_social_01.jpg

Miguel Nogueira

Estão abertas as candidaturas para a segunda edição do Laboratório de Inovação Social do Porto, uma iniciativa de estímulo à apresentação de soluções inovadoras para os problemas sociais da cidade. Serão investidos até 120 mil euros nos melhores projetos e as candidaturas decorrem até 16 de agosto.

O objetivo é procurar novas formas de responder a situações de isolamento dos idosos, vulnerabilidade dos jovens ex-acolhidos, desinserção das pessoas com deficiência, isolamento de vítimas de violência de género e doméstica, desinserção de migrantes de minorias étnicas e a baixa adesão das pessoas em situação de sem-abrigo às respostas sociais estruturadas.

Cada uma das cinco equipas selecionadas para a fase de incubação terá acesso a mentoria, programa de capacitação com especialistas, espaço físico de trabalho, acompanhamento por um técnico do setor público e um apoio de até 20 mil euros para implementar a sua solução.

Toda a informação sobre o Laboratório de Inovação Social está disponível na página do Município do Porto. Qualquer questão pode ser colocada à equipa do Centro de Inovação Social (CIS), através do endereço de correio eletrónico cisporto@cm-porto.pt ou do número de telefone 225 899 260.

Durante os meses de junho e julho há uma programação que acompanha esta fase de candidatura do Laboratório, com workshops de geração de ideias, no CIS Porto, sempre às 17 horas:

- 25 de junho: Isolamento social de vítimas de violência de género e doméstica

- 2 de julho: Isolamento social dos idosos

- 9 de julho: Vulnerabilidade social dos jovens ex-acolhidos

A 11 de julho, às 11h30, decorre, em formato online, uma sessão de esclarecimentos sobre a iniciativa.

Todos estes momentos requerem inscrição prévia.