Sociedade

Cientistas de palmo e meio num laboratório vivo sobre o mundo da água

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_laboratorio_ciencia_02.JPG

Porto.

Atividade dinamizada pelo Pavilhão da Água junto ao Sea Life convida crianças e jovens a vestir a bata de cientista e conhecer a realidade de um laboratório de investigação científica, descobrindo o mundo da água.

O desafio promete experiências visuais e sensoriais que conduzem os participantes em diferentes perceções, entre salpicos de água e cheiro a maresia. Nesta quarta-feira, dia 4 de agosto, das 14 às 16 horas, na área exterior do Sea Life, miúdos e graúdos vão poder participar em várias atividades lúdicas organizadas pelo Pavilhão da Água. A atividade repete-se na próxima terça-feira, 10 de agosto, no mesmo horário.

Sob o mote “Experiências com Água”, o programa H2Out do Pavilhão da Água permitirá aos jovens entusiastas vestir a bata de cientista. A curiosidade será alimentada em sessões experimentais de duas horas, que levarão a conhecer a realidade de um laboratório de investigação científica e a descobrir o mundo da água.

Com um conjunto de jogos e atividades, os participantes vão ser sensibilizados para a reutilização de materiais que à primeira vista são lixo e alertados para a importância dos oceanos como sendo uma fonte de vida. A programação inclui também uma explicação sobre o ciclo urbano da água, que complementa e realça a vivência das diferentes dimensões da água, relembrando as técnicas de reaproveitamento deste recurso escasso para novos usos.

Estas ações decorrem no âmbito da programação de verão do Sea Life, que conta com várias entidades convidadas, e decorre até ao dia 14 de agosto. A participação nas atividades será gratuita para quem comprar bilhete para visitar o Sea Life até ao referido dia.

Adicionalmente, o Pavilhão da Água, equipamento gerido pela empresa municipal Águas e Energia do Porto, continua a oferecer um conjunto de laboratórios online que permitem replicar, à distância, as experiências e momentos pedagógicos. O projeto H2Online está disponível para as várias faixas etárias.