Sociedade

Cinema comentado para refletir sobre a prevenção dos maus-tratos na infância

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Câmara do Porto e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens Porto Ocidental associaram-se, este ano, ao Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, iniciativa da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens (CNPDPCJ) e que acontece há mais de 30 anos nos EUA e, mais recentemente, em diversos países europeus.

Na Invicta, a organização, que decorre durante este mês, envolve as demais comissões, de forma a consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância e para a fortalecimento das famílias, no sentido do exercício de uma parentalidade positiva e numa perspetiva de capacitação das próprias crianças.

Neste contexto, está a ser dinamizado, no Batalha, um ciclo de cinema comentado. A primeira sessão decorreu no passado 14 de abril, com a exibição do filme "Shoplifters – Uma família de pequenos ladrões", de Hirokazu Kore-eda (Japão) e, posteriores comentários e debate, com Catarina Ribeiro, especialista em Psicologia da Justiça.

O vereador da Educação e Coesão Social marcou presença nesta primeira sessão, salientando que é importante "garantir que as crianças e jovens da nossa cidade possam viver, crescer, aprender e participar na vida da sociedade num ambiente seguro e favorável ao seu pleno desenvolvimento". Para isso, é fundamental o "incentivo à cooperação e a capacitação de entidades com responsabilidades na intervenção com e para as crianças da cidade", frisou Fernando Paulo.

O Município tem desenvolvido ações nesta matéria, como o programa Porto, Cidade Amigas das Crianças, que envolve as diversas entidades para a prossecução de uma estratégia baseada na Convenção sobre os Direitos da Criança e na criação de pontes e parcerias com todos os intervenientes na vida da cidade, como entidades oficiais, organizações da sociedade civil, sector privado, famílias e as próprias crianças, garantindo assim as condições para a participação, promoção da cidadania e desenvolvimento e transformação dos territórios.

Na sessão estiveram também representantes das três comissões de proteção da cidade, entidades parceiras, como o Ministério Público, forças de segurança, educação, saúde, segurança social, município, IPSS e outras ONG’s.

Novas sessões dias 21 e 28 de abril

Sobre o filme do realizador japonês, Catarina Ribeiro comentou que a película é "capaz de desafiar, profundamente, os estereótipos sobre o que são, afinal, os ingredientes verdadeiramente importantes para uma criança se sentir protegida e amada numa família".

"Uma história de laços afetivos estruturantes e funcionais, que crescem num contexto em que a pobreza e a desviância servem de pano de fundo. Um filme que questiona, de forma contundente, os padrões éticos da intervenção profissional junto de famílias ditas 'em risco' e que leva a uma intensa e necessária discussão, sem preconceitos, acerca do papel da comunidade e dos profissionais na proteção e promoção dos direitos das crianças", acrescentou a especialista em Psicologia da Justiça.

A segunda sessão vai decorrer dia 21 de abil, às 17h30, com a exibição do filme "Mustang", de Deniz Gamze Ergüven (Turquia/França/Catar, 2017). Contará com os comentários André Lamas Leite, especialista de Direito.

Na terceira sessão, a decorrer dia 28 de abril, às 17h30, será exibido o filme "La tête Haute - De Cabeça Erguida", de Emmanuelle Bercot (França) e contará com os comentários de Norberto Martins, Procurador-Geral Regional do Porto.

As sessões são de entrada livre.