Sociedade

Cinema alemão no Rivoli com a exibição de "O Casamento de Maria Braun" e "O Capitão" dia 20 de março

  • Notícia

    Notícia

#DR_O_CASAMENTO_MARIA_BRAUN_O_CAPITAO.jpg

DR

O pequeno auditório do Rivoli apresenta uma sessão dupla de cinema no dia 20 de março, com a exibição dos filmes "O Casamento de Maria Braun" de R. W. Fassbinder, pelas 18,30 horas e "O Capitão"de Robert Schwentke, pelas 22 horas.

A obra de Fassbinder tem como cenário a Segunda Guerra Mundial. Maria, papel desempenhado pela atriz Hanna Schygulla, casa-se com Hermann Braun, um soldado alemão que é dado como desaparecido em combate.

Maria recusa-se a acreditar que o marido está morto. A partir daqui, conta-se a sua história de luta pela sobrevivência.

Hanna Schygulla foi distinguida com o Urso de Prata para a melhor atriz no Festival de Cinema de Berlim. Considerada uma das obras-primas de Fassbinder, "O Casamento de Maria Braun" explora a questão da identidade e as experiências do pós-guerra alemão.

O segundo filme a ser exibido, "O Capitão", de Robert Schwentke, é um drama ficcionado, baseado em factos verídicos, sobre o final da Segunda Guerra Mundial.

Estamos no ano de 1945. O caos espalha-se pela Alemanha e o Terceiro Reich começa a desintegrar-se. Multiplicam-se as execuções, de forma indiferenciada, de desertores e soldados de infantaria que se perderam das suas unidades. Um soldado desertor encontra um uniforme de capitão, que veste. Outros soldados igualmente desertores, julgando-o capitão, seguem-no, todos ocultando o fato de serem soldados em fuga.

Sob as ordens do falso capitão Willi Herold, iniciam uma "missão especial", durante a qual assumem a identidade monstruosa dos perpetradores aos quais tentavam escapar.

Este filme marca o regresso de Robert Schwentke ao seu país de origem depois de ter trabalhado em produções de Hollywood por mais de uma década.

Ver aqui para mais informações.