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Educação global serviu de mote à segunda edição da Escola de Verão

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A Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti promoveu a segunda edição da Escola de Verão, tendo como tema "Parcerias e a Agenda 2030 – Caminhos para a Cooperação, para a Educação Global e Educação para a Paz", no início de julho.

Uma das atividades do programa da II Escola de Verão passou pelo lançamento, em Portugal, do Manual dos Requisitos Mínimos da Educação (RME) da Rede Interinstitucional para a Educação em Situações de Emergência (INEE), no qual o vereador da Educação, Fernando Paulo, marcou presença.

"Vivemos, cada vez mais, situações de imprevisibilidades de vária ordem", salientou o vereador da Educação, lembrando que "é necessário fazer face à mudança e à imprevisibilidade, preparar para o exercício da cidadania, para a liberdade e para a democracia".

O autarca salientou ainda que é urgente "responder aos novos desafios que se colocam", enumerando: "as profundas mudanças tecnológicas e os seus efeitos no quotidiano das crianças e dos jovens, a digitalização e a inteligência artificial, as alterações climáticas e os desastres ecológicos, as mudanças no mercado de trabalho, o crescimento das desigualdades, as migrações, as guerras, as ameaças à democracia de diversa proveniência, o convívio entre culturas, as posições face ao conhecimento científico e à razão", falando em "facetas de um mundo que nos desafia a redefinir as missões da educação e o lugar das escolas".

No debate participaram ainda especialistas em Educação em situações de emergência.

A II da Escola de Verão fomentou atividades relacionadas com os temas previstos no programa: parcerias locais, mobilização de organizações para a criação de parcerias, direitos humanos e parcerias, parcerias e educação em Situações de Emergência e Futuros da Cooperação Portuguesa e a Agenda 2030.