Cultura

Coliseu em festa abre a cortina aos quatro cantos da casa

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

19 de dezembro é dia de festa no Coliseu. A comemorar 81 anos de cultura, a instituição abriu os quatro cantos da casa à cidade e ofereceu uma programação com visitas guiadas esgotadas, música, prémios e, claro, os parabéns.

Quando chegou aos 80 anos, o Coliseu trouxe as visitas guiadas ao icónico edifício. Com mais um aniversário de vida, ainda há segredos para revelar: a Adega, que será ativada em breve. Este e outros cantos da casa foram percorridos, esta segunda-feira, por muitos curiosos, entre eles o presidente da Assembleia Municipal do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, com a presidente do Coliseu, Mónica Guerreiro, a assumir o papel de anfitriã.

Indo ao melhor das últimas oito décadas, a música desta festa fez-se com a Orquestra do Salão Jardim Passos Manuel. Daqui para a frente, o Coliseu do Porto promete “reativar esta orquestra através de bailes e chás dançantes mensais”, depois de um trabalho de recuperação do património histórico e de, entre um vasto espólio, cerca de 400 partituras e duas mil folhas.

O aniversário foi ainda o momento escolhido pelo Coliseu para entregar um presente especial: o Prémio Jovens Artistas – Artes Circenses / Dança, que promove talentos nestas duas áreas artísticas. O vencedor, acrobata aéreo Daniel Seabra, é natural do Porto e, sublinha o Coliseu, “é um dos mais importantes nomes da nova vaga do circo contemporâneo em Portugal”.

Casa de música e circo desde a sua génese, aos 81 anos o Coliseu lançou, ainda, três bandas sonoras originais das últimas três edições do “maior espetáculo do mundo”, que apresenta desde o primeiro dia.

Em fim de festa, os Canto Nono, as oito vozes que já foram dirigidas pelo também portuense José Mário branco, assumiram a tarefa de cantar os “Parabéns” aos 81 anos do Coliseu do Porto.