Cultura

Coliseu Porto Ageas apresenta temporada 2022 com programação para todos os públicos

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

O regresso aos momentos de celebração das artes ao vivo, numa clara demonstração contra a incerteza e/ou o restabelecimento de alguma normalidade nas nossas vidas, são as ideias fortes da programação para a temporada 2022 do Coliseu Porto Ageas, hoje apresentada.

Dividida em quatro grandes eixos – Coliseu lírico e sinfónico, músicas e outras artes, Coliseu descontraído e parceiro –, a programação para este ano daquela instituição volta a inspirar-se na ideia de inclusividade, que passará por propostas para todos os públicos, logo a partir dos zero. Também a nível artístico, com a participação de grandes nomes da cultura portuguesa, como sejam os casos do maestro António Victorino d’Almeida, do coreógrafo Vasco Wellenkamp e do encenador Carlos Avillez.

Ao longo do ano haverá muita música, dança, ópera, teatro, cinema, residências artísticas, circo e ainda atividades dedicadas à promoção do património arquitetónico mas também musical, com a recuperação de projetos identitários da história e legado do Coliseu.

“A afirmação de uma lógica de programação própria e em parceria é uma forma de valorizar o Coliseu, a sua capacidade instalada e as suas equipas, assim como de maximizar a utilizar dos espaços e das valências que estes encerram”, afirmou a presidente do Coliseu, Mónica Guerreiro, acrescentando: “O que [hoje] se anuncia é um Coliseu mais aberto, com mais espaços, mais diverso, acessível e para todos – artistas e público”.

Estreias e parcerias

A apresentação de óperas é uma das prioridades do Coliseu. Este ano, a temporada lírica e sinfónica vai comportar a apresentação de “Mátria” (4 de março), “Requiem” (15 de abril), “Gaudeamus” (9 de maio), “Os Noivos” (19 de abril) e “Tosca” (23 de setembro).

Na área de “música e outras artes” destaque para “A Voz e a Alma” (14 de abril), “O lado Esquerdo” (21 de maio), “Obsidiana” (11 de junho), “AmarAmália” (22 de julho), “Heróis do Mar” (ainda sem data marcada).

Um dos destaques da programação do “Coliseu descontraído” vai para o ciclo dos "Concertos Promenade”, com direção artística do maestro Cesário Costa e o apoio do Município do Porto. Inclui um reportório consagrado de concertos comentados, sempre um domingo de manhã a cada mês. Referência ainda, neste âmbito, para o regresso de “Quanto Mais Debates...”, ciclo de conversas, moderado por Marcos Cruz.

As parcerias vão intensificar-se este ano também por parte do Coliseu, com a participação em oito festivais de teatro, música, circo, dança, cinema e spoken word. Aprofundada será, igualmente, a relação da instituição com outras áreas artísticas, através da criação de um programa de residências abertas e que passará a integrar a rede “In Residence”, criada e apoiada pela Câmara do Porto.