Sociedade

Com mais 11 conselheiros, Juventude reflete sobre ambiente e desenvolvimento sustentável

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Com mais 11 conselheiros a tomar posse, o Conselho Municipal da Juventude do Porto reuniu, esta quinta-feira, no Pavilhão da Água, para refletir sobre "Ambiente e Desenvolvimento sustentável". A vereadora com o pelouro da Juventude e Desporto sublinhou o "papel significativo" das associações juvenis nesta matéria, que têm encontrado no Município um aliado na priorização do assegurar dos "valores e padrões de qualidade", assim como do reforço das "competências de trabalho com jovens".

"Ao comprometerem-se com o ambiente, os jovens podem fazer a diferença no futuro das cidades, enquanto cidadãos promotores de ambientes saudáveis, contribuindo, assim, para o aumento da qualidade de vida e bem-estar de todos", acredita Catarina Araújo.

A vereadora afirma a vontade do Município em manter "a estratégia de estímulo à cidadania ativa", em sintonia com contínua "discussão de estratégias para incentivar a participação ativa dos jovens nas questões ambientais, promovendo sua voz e envolvimento na formulação de políticas e tomada de decisões".

Catarina Araújo recordou como o tema escolhido, este ano, para o Dia Internacional da Juventude – "Green Skills for Youth: towards a sustainable world" – norteou os desafios lançados pela Câmara do Porto aos jovens.

O primeiro, a resposta à questão "Se fosses um super-herói ambiental, qual seria o teu nome e quais os teus superpoderes?" mostrou como a juventude portuense gostava de ser capaz de oferecer soluções mais utópicas como transformar todo o lixo em árvores ou tocar nos plásticos dos oceanos e transformá-los em peixes, mas outras, teoricamente, mais simples: salvar as abelhas e acelerar a reprodução das espécies em vias de extinção ou mentalizar todos para a necessidade urgente de não poluir o planeta.

Num segundo momento, o Dia Internacional da Juventude foi assinalado no Porto com uma atividade de plogging em rede: "estando na cidade ou de férias, desafiaram-se os jovens a calçar as sapatilhas e a sair à rua para correr, ao mesmo tempo que recolhiam resíduos que encontrassem no chão. E, claro, daí para a correta separação nos contentores respetivos", explicou a vereadora.

Para ajudar à reflexão, participaram nesta reunião do Conselho Municipal de Juventude o vice-presidente da Câmara e vereador do Ambiente e Transição Climática, Filipe Araújo, e a co-fundadora da Associação de Defesa do Ambiente FOCA, Ana Rita Barros, que é, igualmente, presidente da Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto.

Com a integração da Aliança de Ferro Associação, da Associação de Voluntariado Universitário (VO.U.), da FEP Junior Consulting, do Já T'Explico, do PhysikUP - Núcleo de Física, Engenharia Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, das associações de estudantes da Escola Superior de Enfermagem do Porto, Escola Superior de Educação – Politécnico do Porto e do Conservatório de Música do Porto, da Associação de Teatro de Biomédicas, da NORTH SPACE – Associação de Estudantes para a Exploração Espacial e da U.DREAM, o Conselho Municipal de Juventude do Porto já ultrapassa as seis dezenas de entidades conselheiras.