Economia

"Comércio Fora do Sítio" de regresso para conectar lojas da cidade através de objetos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_conversas_no_comercio_oficina_violinos_2024_17.jpg

Guilherme Costa Oliveira

O programa municipal "Comércio Fora do Sítio" está de regresso, de 26 de agosto a 25 de setembro. Neste período, oito lojas "Porto de Tradição" unem-se a oito estabelecimentos comerciais da cidade, trocando produtos ou elementos do seu espólio. O objetivo é que os clientes possam conhecer a herança comercial do Porto em sítios diversificados.

Tal como aconteceu no ano passado, durante quase um mês os agentes económicos envolvidos vão mergulhar na iniciativa, que tem como propósito revitalizar o comércio da Invicta. O objetivo do programa "Comércio Fora do Sítio" é fomentar a cooperação entre estabelecimentos, criar novos pontos de interesse em lojas já estabelecidas e promover aquelas com menos tempo de atividade.

Este ano, são 16 os estabelecimentos, que, durante um mês, vão efetivar uma permuta temporária de elementos de espólio e/ou produto, que estarão expostos na montra de cada loja.

Ao formarem duplas inusitadas, compostas por lojas "Porto de Tradição" e outros estabelecimentos de rua e de proximidade, cada par realiza uma troca temporária de elementos de espólio e/ou produtos, que é refletida na montra da loja, através de uma exposição elaborada por vitrinistas profissionais.

Roteiro digital

Esta exposição integra um roteiro digital que permite aos visitantes descobrir e apreciar pedaços de história fora do seu local habitual, oferecendo uma nova perspetiva sobre o comércio tradicional e contemporâneo do Porto.

Os visitantes podem fazer check-in nas lojas participantes, através da leitura de um QR Code presente no interior, habilitando-se a ganhar prémios. O check-in dos visitantes só pode ser feito a partir do interior da loja, incentivando a entrada e a descoberta dos 16 estabelecimentos comerciais.

Na edição de 2024, as trocas de objetos vão ocorrer entre a Machado Joalheiro e a Oficina dos Violinos, a Casa Hortícola e a Óptica Boavista, a Casa Chinesa e a Óculos para Todos, a Ourivesaria Eduardo Carneiro e a Farmácia Moreno, a Farmácia Vitália e a MÙI Gourmet, a Farmácia Lemos e a Coquine Jewelry, O Pretinho do Japão e a Mon Père e a Adão Oculista e o Alfarrabista.eu.