Desporto

Comitiva neerlandesa visita o Porto para conhecer ecossistema desportivo da cidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Uma comitiva neerlandesa esta de visita ao Porto para conhecer todo o ecossistema desportivo da cidade. O encontro informal contou com a presença de um grupo de 50 profissionais dos Países Baixos, composto por vereadores, empresários locais e de multinacionais ligadas ao desporto, e decorreu, esta quinta-feira, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

A visita à cidade do Porto é promovida pela associação local de desportos e municípios, que se faz representar por uma comitiva composta pelos vereadores dos municípios de Amesterdão, Hoorn, Zandvoort, Roterdão, Noordwijk e Heemstede e ainda responsáveis de várias entidades desportivas municipais e privadas, entre as quais as congéneres da empresa municipal Ágora – Cultura e Desporto.

O encontro contou com a presença da vereadora da Juventude, Saúde e Desporto, Catarina Araújo, que referiu, a abrir a sessão, que espera que este encontro sirva para "partilhar experiências, práticas e, acima de tudo, trilhar parcerias vindouras no que, afinal, nos une enquanto agentes de mudança e transformação nos territórios nos quais atuamos".

A vereadora do Desporto deu a conhecer as estratégias, os eixos de intervenção e os 14 programas municipais desportivos definidos pelo Município do Porto, dando especial ênfase à política de apoios em curso e mecanismos existentes para entidades desportivas, associações e atletas da cidade, aos programas específicos de capacitação e de promoção da inclusão pelo desporto.

Relevantes sinergias na Frente Atlântica

Catarina Araújo referiu ainda a importância da continuidade do trabalho desenvolvido, no âmbito do Desporto Feminino e Adaptado, e as "relevantes" sinergias com os municípios vizinhos da Frente Atlântica (Matosinhos e Gaia). Este trabalho é o "reflexo da dinâmica bem ilustrativa da diversidade da cidade, reveladora do investimento, da valorização, da competitividade e da projeção internacional da área metropolitana do Porto", sublinhou.

Um dos grandes objetivos da visita desta comitiva holandesa foi também ficar a conhecer as infraestruturas desportivas existentes no Porto, com a apresentação da Rede Municipal de Instalações Desportivas e as novas infraestruturas desportivas, a serem lançadas em breve.

Houve ainda espaço para se falar de qualidade de vida, saúde e bem-estar, com destaque para o Plano Municipal de Saúde do Porto 2022-2024, ferramenta estratégica de gestão recentemente lançada, que, por um lado, identifica as necessidades em saúde nas suas inúmeras dimensões e apresenta propostas concretas de ação, numa perspetiva essencialmente preventiva, com carácter intersectorial e integrador.