Sociedade

Comunidade da área da cibersegurança reúne durante três dias na Alfândega

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A 9.ª edição da conferência C-DAYS, dedicada ao tema "Mais Confiança", decorre até esta sexta-feira, na Alfândega do Porto. Este é o ponto de encontro da comunidade da área da cibersegurança em Portugal, que procura proporcionar o ambiente ideal para a partilha de conhecimento, ideias e práticas sobre a temática.

A conferência C-DAYS 2023 reúne oradores de diferentes áreas (decisores, profissionais, académicos, estudantes e comunidade em geral) para discutir e promover a reflexão nos domínios da sociedade, economia, políticas públicas, ética e direito, riscos e conflitos, bem como inovação e tecnologias futuras, aplicados ao ciberespaço, com vista ao incremento do nível de maturidade de cibersegurança de indivíduos e organizações.

A sessão de abertura contou com a presença do vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, do coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança, Lino Santos, e do diretor-geral do Gabinete Nacional de Segurança, Contra-almirante António Gameiro Marques.

"Mais do que nunca, justifica-se que olhemos com preocupação, mas, acima de tudo, com responsabilidade e atenção redobrada para os temas da cibersegurança", adiantou Filipe Araújo. Na ótica do vice-presidente e vereador da Inovação e Transição Digital, "para a cidade do Porto, o controlo da infraestrutura tecnológica é chave para o sucesso do desenvolvimento de uma estratégia de digital de alto impacto". "Através da Porto Digital controlamos a infraestrutura de comunicações da cidade, a plataforma urbana e as aplicações de apoio à operação. Com tamanha ambição chega também uma enorme responsabilidade – com uma infraestrutura que conecta toda a cidade, terá de haver uma redobrada atenção na prevenção e vigilância no que refere ao tema da cibersegurança", acrescentou.

Filipe Araújo, que participa hoje numa das sessões, dedicadas ao tema "Políticas Públicas I a sua autarquia é cibersegura?", garantiu que o município do Porto dá às equipas municipais todas as ferramentas "para lidar com os desafios e riscos que a internet e o trabalho online representam", bem como um trabalho junto dos munícipes, como é exemplo o projeto CommuniCity, atualmente em curso, que "pretende envolver e capacitar a população de Campanhã, com o apoio de associações locais e parceiros, para uma utilização informada e segura dos meios digitais, procurando potenciar a inclusão social dos munícipes desta zona em especial".