Turismo

Congresso Douro & Porto aborda sustentabilidade do setor dos vinhos e turismo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Com um pé na memória e outro no futuro, o Congresso Douro & Porto propõe-se debater a sustentabilidade da região duriense, da produção vinícola ao turismo. Evento conjuga perspetiva científica e cultural na resposta aos desafios.

Até quinta-feira, o Douro Vinhateiro está no centro do debate. O Congresso Douro & Porto – Memória com Futuro projeta-se como um acontecimento científico e cultural, que lança no futuro as memórias seculares da Região Demarcada do Douro. Conferências temáticas, comunicações científicas e de divulgação e um debate intitulado “Traçar novos rumos – Sustentados na Memória, com os olhos no Futuro”, para além de uma apresentação da Hackathon Douro & Porto 2021 e a assinatura da Carta para a Sustentabilidade da Região Demarcada do Douro marcam o programa.

O Centro de Congressos da Alfândega do Porto foi, nesta segunda-feira, o palco para o arranque da iniciativa do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto. O congresso vai decorrer num formato misto de sessões presenciais e sessões online, com o Museu do Douro (Régua) a acolher o encerramento.

“Somos – Douro e Porto – um destino de vinhos e de turismo por excelência, sendo muitos os atributos que nos diferenciam: a reconhecida qualidade dos nossos vinhos; uma paisagem única; a autenticidade e hospitalidade das gentes; a cultura e tradições que resistem ao passar dos tempos, mas ao mesmo tempo, uma irreverência que nos faz projetar o futuro”, realçou o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, na sessão de abertura do congresso.

Ter um património tão valioso implica a responsabilidade de preservá-lo e promovê-lo, garantindo a sua sustentabilidade, acrescentou Rui Moreira. “Na minha perspetiva, isso implica a preservação e valorização da sua identidade cultural, mas, simultaneamente, a implementação de soluções e tecnologias inovadoras, de modo a assegurar o desenvolvimento da região, o bem-estar e qualidade de vida das comunidades locais, a projeção internacional e o aumento da atratividade do destino, procurando responder às necessidades e exigências das novas gerações e antecipar tendências”, detalhou.

A cidade tem vindo a contribuir para este debate, tendo recebido recentemente o UNWTO Mayors Forum 2021 para a Sustentabilidade do Turismo Urbano. Trata-se, sublinhou o autarca, de “uma preocupação transversal a todos os setores de atividade e a todas as geografias, que requer o envolvimento e o empenho de todos.”

“A Câmara do Porto tem vindo a contribuir, dentro das suas competências, para a promoção do enoturismo na região, desde logo, como membro fundador e participante ativo da Great Wine Capitals Global Network – Rede Mundial de Capitais de Grandes Vinhedos. Destaco o concurso Best Of Wine Tourism, que todos os anos reconhece entidades e serviços de enoturismo pela excelência e inovação da sua oferta”, acrescentou Rui Moreira, confessando que “é com imenso orgulho que vemos o impacto e reconhecimento que estes prémios trazem à nossa região e o quanto as entidades premiadas o valorizam.”

Intervieram também na sessão de abertura do congresso o presidente do Instituto dos Vinhos do Porto e do Douro, Gilberto Igrejas, o presidente da Comissão Científica do Congresso, Jorge Queiroz, e a secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira. A ministra da Agricultura dirigiu-se aos congressistas numa mensagem em vídeo.

Consulte aqui mais informações sobre o Congresso Douro & Porto – Memória com Futuro.