Sociedade

Cuidados de saúde no Porto entre os melhores do mundo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_hospital_sao_joao_01.jpg

Filipa Brito

Uma análise a fatores como as infraestruturas existentes, o custo, os recursos humanos, a qualidade do serviço e o acesso a medicamentos de alta qualidade colocam o Porto entre as cidades com a melhor oferta em matéria de cuidados de saúde do mundo. É a primeira entre as cidades portuguesas e a 45.ª dentro das mais de duas centenas avaliadas, numa lista liderada por Taipei, em Taiwan.

Num total de 100 pontos possíveis, o Porto alcançou, em 2023, 75.9, os mesmos que as cidades de Antalya, na Turquia, e Brisbane, na Austrália. A outra cidade portuguesa a figurar na lista do Numbeo, Lisboa, com 72.4 pontos, fica-se pela 80.ª posição.

No caso do Porto, os maiores índices de satisfação estão relacionados com as capacidades e competência do pessoal médico, a conveniência da localização e a existência de equipamentos modernos de diagnóstico e tratamento.

Esta 45.ª posição do Porto a nível global significa, de acordo com o banco de dados e estatísticas, uma subida de 11 posições.

Quando comparada com outras cidades europeias, o Porto surge no 22.º lugar, estando o topo da tabela dos melhores cuidados de saúde ocupado por Trondheim, na Noruega, com 82.6 pontos, e pelas cidades britânicas de Glasgow (82.4) e Leeds (81.8).