Cultura

Cultura em Expansão apresenta música e percurso performativo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_migrar_cultura_expansao_01.JPG

DR

Nesta sexta-feira, 15 de setembro, às 19h30, o Cultura em Expansão está de regresso à Associação de Moradores da Bouça, dando continuação à programação delineada pela Sonoscopia para este polo. Desta vez, o espetáculo estará a cargo de Ikue Mori, Nuno Aroso e João Braga Simões. Já no sábado e domingo, às 16h00, o programa municipal ruma até Campanhã, com o seu parceiro Visões Úteis, para o percurso performativo “Migrar”, da companhia Amarelo Silvestre.

Da banda seminal de No Wave DNA (ao lado de Arto Lindsay) às colaborações regulares com John Zorn, Fred Frith, Dave Douglas ou Mike Patton, Ikue Mori conta hoje com quatro décadas dedicadas à exploração percussiva e o estatuto de referência na área. Nesta atuação na Bouça, apresenta-se com outros dois notáveis percussionistas, Nuno Aroso e João Braga Simões, portuenses de sólida formação clássica e com passagem pelo Drumming Grupo de Percussão antes de descolarem para os seus próprios projetos.

O trio volta agora a encontrar-se, depois de em 2022 trabalharem juntos numa residência artística no gnration, em Braga. A entrada no concerto é gratuita, mediante o levantamento de bilhete (até dois por pessoa) no dia e local, a partir das 18h30.

Nos dias que se seguem, a companhia Amarelo Silvestre desafia o público a caminhar por Campanhã, enquanto ação estética e porque não política, parando e reparando, sendo “espectador do lugar”.

Com duas datas previstas, 15 e 16 de setembro, o percurso performativo “Migrar” terá início em frente ao Terminal Intermodal de Campanhã e tem participação gratuita, limitada a 20 pessoas por dia. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do endereço eletrónico mail@visoesuteis.pt.

Mais informações sobre o Cultura em Expansão e respetiva programação podem ser consultadas no site da iniciativa.