Cultura

Cultura em Expansão lança online seis minidocumentários

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Entre os dias 13 e 23 de fevereiro, o Cultura em Expansão irá lançar seis minidocumentários online, da autoria do realizador portuense Vasco Mendes, que ao longo da última edição do programa municipal acompanhou as residências e oficinas desenvolvidas no âmbito do projeto TAG.

O programa municipal desafia o público a conhecer um pouco melhor os bastidores das diferentes ações que marcaram o projeto TAG, através destes seis minidocumentários. O primeiro registo é lançado nesta segunda-feira, dia 13, no site do Cultura em Expansão e respetivas redes sociais (Instagram e Facebook), e resulta do acompanhamento da oficina com Paulo Maria Rodrigues. Seguem-se os registos relativos às oficinas e residências com Paula Preto (15 de fevereiro), Rodrigo Constanzo (17 de fevereiro), Pedro Neves (19 de fevereiro), Tuni Panea (21 de fevereiro) e Ricardo Medina (23 de fevereiro).

Concebido pelo Visões Úteis, o TAG desafiou as diferentes estruturas parceiras do Cultura em Expansão a promover oficinas e ações orientadas por diferentes artistas e destinadas aos habitantes e comunidades dos seus territórios de ação.

Na Bouça, a Sonoscopia convidou três nomes nacionais e internacionais ligados à música — Paulo Maria Rodrigues, Rodrigo Costanzo e Tuni Panea — para a condução de três ações de formação dirigidas a todos os entusiastas do som e improvisação.

No Bairro Pinheiro Torres, o Teatro do Frio desafiou a fotógrafa Paula Preto para o desenvolvimento de uma oficina de fotografia e cianotipia com jovens, que teve por base a exploração da noção de tempo.

No Cerco, o realizador Pedro Neves foi convidado pelo Visões Úteis para uma ação junto dos moradores do bairro, mediada por Ricardinho Lopes e Rui Maia, que pretendeu levar à cidade pequenos fragmentos da vida neste bairro, a partir do olhar de quem o habita.

Por fim, em Miragaia, a Confederação trabalhou com o arquiteto Ricardo Medina, numa residência que teve como base uma investigação em torno do projeto SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local) naquele território, dando a conhecer as personagens, sítios e paisagens que fizeram parte e construíram este momento.

Dos diferentes trabalhos desenvolvidos ao longo do ano resultaram obras originais, do vídeo à fotografia, que durante o último trimestre do ano foram divulgadas numa plataforma acessível a partir de QRcodes espalhados pela rede de autocarros da STCP.