Cultura

Cultura em Expansão: música, fotografia e teatro de acesso gratuito

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O último espetáculo do mês de junho do programa municipal Cultura em Expansão acontece nesta quinta-feira, dia 30 de junho, às 21,30 horas, e leva ao palco do Auditório do Grupo Musical de Miragaia o projeto “Arca” de Ana Deus e Paulo Ansiães Monteiro.

Voz singular no panorama da música portuguesa, Ana Deus integrou os Ban, fundou os Três Tristes Tigres e, mais tarde, o projeto Osso Vaidoso, desdobrando-se ainda, ao longo das últimas décadas, em projetos de relevo, ligados à poesia, teatro e cinema. Colecionadora de sons e imagens, afirma passar “algum tempo (bastante até) a montar e a editar esse material sem grande motivo além de experimentar, ver como fica desta ou daquela maneira”. Esta “Arca”, que agora apresenta em Miragaia, é um espetáculo onde pretende dar algum sentido a essas experimentações e efabulações, juntando-lhes voz e textos amigos, e contando com as retroprojeções do artista Paulo Ansiães Monteiro.

Já no mês de julho, no dia 2, às 21,30 horas, a apresentação de “ICEBERG – O Último Espectáculo” no Complexo Desportivo de Campanhã. Criação de rua da companhia Peripécia Teatro, “ICEBERG” recorre ao uso de uma caravana de 1977, com todas as suas potencialidades cenográficas e de jogo teatral, para criar um espetáculo sobre as alterações climáticas e a sua implicação nas migrações humanas, partindo de um excerto de “Home” de Warsan Shire, uma adaptação da canção “Como Madame Bovary” de Liliana Felipe e uma inspiração livre num texto de “Cadernos de Lanzarote” de José Saramago. Com direção artística de José Carlos Garcia, conta com a interpretação de Noelia Domínguez e Sérgio Agostinho.

No mesmo fim de semana, Paula Preto dá inicio a uma oficina de fotografia/cianotipia no Bairro Pinheiro Torres, como resposta a um desafio lançado pelo Teatro do Frio, no âmbito do projeto TAG promovido pelo Visões Úteis. “O que é o tempo?”, “É possível congelar um momento?”, “Quanto tempo é necessário para registar o movimento da luz?” são algumas das questões que nortearão esta ação de formação, de acesso gratuito, que se realizará nos domingos de 3 e 10 de julho, entre as 10,30 e as 14,30 horas, destinando-se a todos os curiosos que queiram experimentar cianotipia, um processo artisanal de impressão fotográfica (mais informações e inscrições: ceteatrodofrio@gmail.com ou 939 480 708).

Naquele que é o último mês da primeira parte da edição deste ano do Cultura em Expansão, estão ainda previstos os espetáculos “5 minutos para te conhecer” de Lígia Fernandes / Utku Yavasca; “Los Viajes de Bowa”, de Elena Vives; “A Guilda do Bonfim”, de Lovers & Lollypops; Jérôme Noetinger & @c; “O vaqueiro que não mentia” do Teatro Tuk-Tuk; “A perturbação de um cidadão exemplar”, de Joana Magalhães / Comédias do Minho; Nu Meio – Bailão de Filipa Francisco & Bruno Cochat; e ainda uma oficina com Pedro Neves no Cerco, no âmbito do projeto TAG.

A entrada em todos os espetáculos do Cultura em Expansão é gratuita, mediante o levantamento de bilhete (até dois por pessoa) no local e dia da sua realização, a partir de uma hora antes do início. Mais informações sobre a programação prevista até dezembro podem ser consultadas em www.culturaemexpansao.pt.