Sociedade

Decisores de alto nível refletem no Porto a transição energética, o crescimento económico e a segurança

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Os temas da Transição Energética, do Crescimento Económico e Competitividade, e da Cooperação, Paz e Segurança trouxeram ao Porto decisores internacionais de alto nível dos setores público, privado e sem fins lucrativos para um encontro de procura de soluções com forte impacto social. A Cimeira Europa Concordia, que decorreu durante dois dias no Palácio do Freixo, contou com a participação do presidente da Câmara do Porto.

“Precisamos de dar um papel maior às cidades, esta é a única forma de termos os cidadãos envolvidos”, considera Rui Moreira. Durante o encontro, o autarca reforçou como “o Porto tem sabido criar pontes e alianças”, potenciando o envolvimento dos cidadãos na definição das políticas a implementar.

porto._concordia_europe_summit_2024_11.jpg

Numa sessão sobre “Cooperação, Paz e Segurança”, o presidente da Câmara falou sobre o que considera as mudanças necessárias para que as cidades europeias se tornem modelos, contribuindo para a criação de relações de confiança entre países e promovendo a compreensão e a cooperação mútuas para enfrentar os desafios de segurança nacionais e internacionais.

As cidades não têm ferramentas políticas para provocar a mudança. E a mudança é primordial”.

Neste sentido, Rui Moreira considera que “o papel das cidades não tem sido reconhecido pelos Estados nem por instituições internacionais”, o que faz delas “recetoras de políticas e não decisoras”. “Hoje, as cidades não têm ferramentas políticas para provocar a mudança. E a mudança é primordial”, afirma Rui Moreira, perante aquilo que considera “um tempestade perfeita”.

Esta tempestade é feita de problemas que as cidades, entre elas o Porto, enfrentam como as questões da habitação, do combate às alterações climáticas, da transição energética, da população em situação de sem-abrigo, do tráfico de droga, da “turistificação”, da cibersegurança ou mesmo da migração (de estrangeiros e de pessoas que escolhem a cidade para viver e trabalhar).

porto._concordia_europe_summit_2024_23.jpg

“Se quisermos lidar com estes problemas, com esta tempestade perfeita que estamos a enfrentar, precisamos que seja dado um maior papel às cidades, que não tem sido reconhecido pelos Estados nem por instituições internacionais”, considera o presidente.

Um dia, alguém vai querer a liberdade só para si. E nós, certamente, não queremos isso".

O reforço desta capacidade de intervenção, de mudança, assim como do envolvimento do cidadão nas políticas que são para todos é algo que deve ser desejado em qualquer cidade, defende Rui Moreira. Caso contrário, adverte, “um dia, alguém vai querer a liberdade só para si. E nós, certamente, não queremos isso”.

Além do presidente da Câmara, participaram nesta Cimeira Europa Concordia o antigo presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, a comissária europeia para Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, ou o cofundador da Concordia, Matthew Swift.

Como organização sem fins lucrativos, a Concordia promove o encontro entre líderes, organizações e grupos de reflexão de forma a contribuir para o elevar e sustentar de parcerias intersetoriais para o impacto social.