Sociedade

Degrau a degrau, o Gabinete do Munícipe alerta para as desigualdades de género

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Diminuir os degraus da desigualdade salarial entre homens e mulheres é o objetivo da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. Neste Dia Municipal para a Igualdade, o Município do Porto assume o dever de agir ativamente com iniciativa de alerta no Gabinete do Munícipe.

São cinco degraus figurativos que representam os 14% que ainda afastam homens e mulheres da igualdade salarial em Portugal. Através de uma intervenção gráfica, o Município do Porto pretende “chamar a atenção” e, dessa forma, “ajudar a combater” uma realidade a nível nacional.

“Atualmente, apenas 9% das mulheres são presidentes de Câmara”, recorda o vereador com o pelouro da Coesão Social. Fernando Paulo acrescenta que o município tem “vindo a desenvolver um conjunto de atividades e ações para que o Porto seja uma cidade exemplar e cada vez mais inclusiva”.

“Entendemos que devemos prover um plano de ação para a promoção dos valores da igualdade, inclusão e participação de todas as pessoas na comunidade, e, sobretudo, combater as desigualdades que ainda persistem nos diversos níveis”, conclui.

Ainda no âmbito desta ação, o ecrã digital à entrada do Gabinete do Munícipe exibe, durante toda a semana, um slideshow com factos e números referentes às disparidades que continuam a existir o nível do tratamento entre géneros, com o intuito de apelar à reflexão dos cidadãos e ao seu inconformismo na aceitação passiva de realidade que se quer combater.

O repto da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género é lançado a todos os municípios para que, através de uma intervenção de arte urbana, assinalem a desigualdade ainda existente entre mulheres e homens, mobilizando “as e os munícipes para o combate às diversas discriminações”. As ações estendem-se um pouco por todo o país, nas autarquias que se associaram ao apelo da Comissão, até à próxima sexta-feira.