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Diário Económico lança 'especial' sobre o Porto (que) está na moda

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A edição de hoje do Diário Económico traz um caderno dedicado
à cidade do Porto. Com o título "O Porto está na moda", a publicação destaca o
crescimento que se viveu na Invicta em vários setores de atividade, com
predominância do turismo.


"Em apenas cinco anos, o Porto recebeu mais 63% de turistas,
tendo passado de 1,4 milhões em 2009 para 2,2 milhões em 2014", pode ler-se na
capa. O jornal contatou vários especialistas que apontaram alguns vetores que contribuíram
para esse crescimento, como o Aeroporto Francisco Sá Carneiro e as viagens de
avião "low cost". Os prémios alcançados pela cidade são também alavanca de
promoção. Só no ano passado, o Porto recebeu o prémio European's Best
Destination, tendo ficado à frente de importantes cidades mundiais.


A boa relação entre qualidade e preço é também apontada como
um dos fatores mais positivos da cidade, com vários hostéis e hotéis em,
destaque e tendo como referência o Trivago Best Valueu City Index de 2015, em
que o Porto surge como o único representante português numa tabela que revela a
lista dos 100 melhores destinos em termos de qualidade-preço.


A reabilitação urbana é outro dos pontos que mais tem contribuído
para a afirmação do Porto, enquanto destino turístico e também de investimento,
sendo 2014 o seu melhor ano até agora.  


O novo "palpitar" da Invicta, com muita gente nas ruas, festas
e festivais é também motivo de análise, ilustrado pela foto do presidente da
autarquia portuense, Rui Moreira e com declarações do vereador da cultura,
Paulo Cunha e Silva, a explicar a estratégia cultural para a cidade seguida
pelo Executivo. O S. João e o festival Nos Primavera Sound, que já vai na sua
quarta edição, são apontados como grandes cartazes turísticos da cidade.


Uma Baixa cada vez mais cosmopolita, com marcas de luxo a
quererem instalar-se no coração da cidade são sinais claros do apogeu instalado.
O comércio "vintage" e "gourmet" têm pintado o Porto de cor e restaurantes de
luxo vão surgindo ou se afirmando pela qualidade e distinção alcançadas. "O cinzento
das pedras animou-se pela vontade das suas gentes em empreender novos projetos,
em sair para a rua e em receber os turistas", escreve a publicação.


As viagens no Douro e o turismo fluvial são também
mencionados, adquirindo uma dupla função "ganham como facto do Porto estar na
moda além-fronteiras mas, por outro lado, são uma parte importante para
manterem essa moda".


O jornal fala ainda sobre "O que não deve perder no Porto? e
arredores", apresentando um roteiro pela cidade.

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