Cultura

Educação e investigação orientam programação do Dia Internacional dos Museus

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_Exp_Douro_DWR_Museu_Historia_Cidade_23.jpg

Porto.

Neste sábado, várias cidades no mundo assinalam o Dia Internacional dos Museus, este ano unidas na temática “Museus para a Educação e a Investigação”. No Porto, mais de duas dezenas de locais promovem atividades gratuitas. Entre as várias propostas, o Museu e Bibliotecas do Porto promove o património com uma programação rica em exposições, visitas guiadas, tertúlias, oficinas, workshops, música e mesmo um peddy paper entre vários museus.

O Arqueossítio propõe um percurso noturno pela “Magia da cidade oculta”, que leva os participantes às portas de Vandoma, São Sebastião, Mentiras e Sant’Ana, enquanto o Museu Romântico convida a um passeio ao longo dos jardins da Quinta da Macieirinha e da Casa Tait, por entre árvores centenárias.

Já na Casa Museu Marta Ortigão Sampaio, as tradicionais visitas guiadas serão "desorientadas", oferecendo pequenos espetáculos teatrais para toda a família. Na Pasteleira, o Reservatório propõe um roteiro com atividades para descobrir quatro caminhos num labirinto para desvendar histórias, e uma sessão de jazz ao final da tarde com o Carlos Bica Quarteto.

Ao longo de todo o dia, os visitantes da Casa do Infante poderão explorar o museu "com olhos de detive" e resolver enigmas com o objetivo de descobrir os vestígios e as marcas do tempo no Monumento Nacional onde terá nascido Henrique, o Navegador.

No Dia Internacional dos Museus, haverá, ainda, tempo para uma visita guiada à Antiga Casa da Câmara e à "reconstituição arquitetónica possível" do edifício e do seu interior, ou para uma tertúlia sobre o papel dos museus na Educação, no Museu Guerra Junqueiro.

Também o Museu do Carro Elétrico se junta às celebrações, oferecendo um “Milagre Invisível”, uma visita guiada pela viagem inaugural do carro elétrico na cidade, a primeira da Península Ibérica, um workshop para a criação, em família, de um “Passe Universal”, e uma visita e viagem noturnas.

Mais de duas dezenas de locais promovem atividades gratuitas

Esta é, igualmente, uma oportunidade para conhecer o recém-inaugurado Museu do Conflito, no interior do Tribunal da Relação do Porto, que convida para “Mandar às Malvas”, num percurso entre o Tribunal, o Centro Português de Fotografia e o Museu do Centro Hospitalar. Ao final do dia, há para ouvir um recital de piano.

No Museu dos Transportes e Comunicações, na Alfândega do Porto, vai ser possível participar em duas oficinas relacionadas com a democracia e o 25 de Abril, ficando a noite reservada para a peça "Aventuras e Desventuras de Camilo e Zé do Telhado", da companhia de teatro A Colmeia.

Em Serralves, será possível, entre outras atividades, espreitar as reservas que o museu tem guardadas para exposições futuras, e o Museu Nacional de Soares dos Reis terá um workshop noturno para ajudar à contagem do tempo e um encontro sobre “Comunicar a Investigação no Museu”.

A valorização do património museológico portuense inclui propostas na Casa São Roque, no Centro Português de Fotografia, na Confraria de Nossa Senhora da Silva, na Fundação Eng. António de Almeida, na Galeria da Biodiversidade no Jardim Botânico, no Museu da Farmácia, no Museu do Centro Hospitalar, no Museu do Instituto Superior de Engenharia, no Museu do Papel Moeda, no Museu Militar, no Núcleo Museológico da Escola Superior de Enfermagem, no Núcleo Museológico da Faculdade de Farmácia, no Planetário, e no Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.

Neste dia, várias destas instituições estarão unidas num “Museuspaper”, uma atividade de peddy paper com enigmas e prémios para quem mostrar melhor conhecer os museus da cidade.

A informação completa sobre a programação do Dia Internacional dos Museus na cidade pode ser consultada na página de Cultura do Município do Porto.