Urbanismo

Empreitadas concluídas no Terminal das Camélias e vários arruamentos com caldeiras

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Gabinete do Espaço Público (GEP) da GO Porto concluiu, dentro do prazo previsto, as empreitadas de redimensionamento das caldeiras em arruamentos e espaços ajardinados e de beneficiação de pavimentos no Terminal das Camélias.

A empreitada no Terminal das Camélias visou a beneficiação do pavimento da faixa de rodagem e dos percursos pedonais existentes, com vista à eliminação de irregularidades e reforço do piso.

As obras asseguradas pela GO Porto vieram no seguimento de trabalhos levados a cabo pelo município e representam, também, um investimento municipal na ordem dos 152 mil euros.

Já os trabalhos nas caldeiras visaram o seu redimensionamento, de forma a acompanhar o desenvolvimento das árvores, na sua maioria de grande porte, representando um investimento municipal superior a 150 mil euros.

Foram alvo da intervenção 200 caldeiras, presentes em oito arruamentos e espaços ajardinados da cidade, contemplando a uniformização ao nível dos materiais e/ou alinhamento ao longo de um mesmo arruamento, bem como a melhoria da mobilidade pedonal ao longo dos passeios, corrigindo a degradação geral do pavimento e a proliferação superficial das raízes das árvores, em alguns dos casos.

Importa referir que o Gabinete do Espaço Público foi criado, precisamente, para assegurar uma resposta mais ágil para a execução de intervenções simples, mas que implementam melhorias significativas ao nível da fruição e utilização ou, ainda, na mobilidade, no ambiente e nos serviços da cidade.

Assim, desde o início da sua atividade, em novembro de 2022, o GEP soma já sete intervenções concluídas na cidade e três em curso.