Sociedade

Encerramento da 4.ª edição do projeto “Quem sou eu?” levou idosos ao palco

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O palco do Teatro Helena Sá e Costa recebeu, no domingo, a apresentação final da 4.ª edição do projeto “Quem sou eu?”, protagonizada pelos utentes do centro de dia do Centro Social da Sé Catedral do Porto.

Surgido da forte motivação para trabalhar com comunidades numa perspetiva de sensibilização artística e de inclusão social, “Quem sou eu?” é um projeto de criação apoiado pela Câmara do Porto através da Divisão Municipal de Desenvolvimento Social.

Após três edições (2018, 2020 e 2021) tem sido criada uma forte aproximação à população sénior de vários pontos da cidade, através de um trabalho de criação que implica os participantes seniores de forma intensa e sensível.

Nesta 4.ª edição, o projeto envolveu idosos de uma instituição que trabalha com a população sénior no território da União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória: o Centro Social da Sé Catedral do Porto. Concluíram o projeto 10 idosos.

“Quem sou eu?” é uma viagem construída com as pessoas idosas, à procura do belo que há em cada um, cujo principal objetivo é trabalhar as estórias de vida da população sénior através da expressão artística, culminando numa encenação para apresentação à comunidade.

A Organização Mundial de Saúde criou o projeto “Age-Friendly Cities” – Cidades Amigas das Pessoas Idosas, com o objetivo de incentivar todas as cidades do mundo a desenvolverem ambientes promotores de um envelhecimento ativo e positivo dos seus munícipes.

A 1 de outubro de 2010, o Município do Porto aderiu à Rede das Cidades Amigas das Pessoas Idosas. Na sequência dessa adesão foi desenvolvido o Projeto “Quem sou eu?”, proposto e dinamizado pelo Teatro das Marionetas do Porto.