Sociedade

Encontro entre parceiros firma compromisso para o sucesso de programa para idosos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O primeiro encontro entre parceiros do Plano de Ação "Porto Cidade Amiga das Pessoas Idosas" (PCAPI) 2023-2025, que decorreu na Casa do Infante, permitiu fortalecer laços entre os intervenientes da iniciativa.

Na cerimónia, que contou com a presença do vereador da Coesão Social, Fernando Paulo, foram apresentados os resultados da monitorização do projeto, ao longo do ano passado, sendo ainda divulgados os próximos passos do Plano de Ação "Porto Cidade Amiga das Pessoas Idosas" 2023-2025.

A atividade permitiu dar a conhecer as conclusões alcançadas, promovendo uma maior compreensão do estado atual do projeto e das suas eventuais necessidades de ajuste ou reorientação.

Considerando o compromisso coletivo identificado ao longo do desenvolvimento do Relatório de Monitorização e Avaliação de 2023 (que evidenciou uma taxa de execução de 126,7%), o Município reconheceu todos aqueles que contribuíram para uma mudança de paradigma no que concerne ao trabalho em rede e à articulação das respostas sociais.

Além disso, o momento fomentou a confiança e o compromisso dos parceiros no sucesso do PCAPI, assegurando uma colaboração mais eficaz e alinhada com os objetivos estabelecidos.

Partilha de experiências

O encontro possibilitou ainda a criação de um momento de networking que possibilitou a partilha de experiências, a discussão de desafios comuns e a exploração de oportunidades de colaboração.

O Plano de Ação “Porto Cidade Amiga das Pessoas Idosas” 2023-2025 conta com a colaboração de dezenas de organizações da cidade que se dedicam ao trabalho com as pessoas idosas, assim como de várias unidades orgânicas do Município.

Entre os parceiros presentes esteve a PSP, Universidade do Porto, Santa Casa da Misericórdia, Cruz Vermelha Portuguesa, tal como entidades como a Reformers, Médicos do Mundo ou Pedalar sem Idade Porto. Representantes de algumas freguesias portuenses e empresas municipais envolvidas na iniciativa também estiveram no encontro.

O Município formalizou a sua adesão à Rede Mundial de Cidades Amigas das Pessoas Idosas a 1 de outubro de 2010, assumindo o compromisso de estabelecer parcerias com a sociedade civil e desenvolver um plano de ação a três anos em toda a cidade.