Sociedade

Ensino superior privado europeu reúne na cidade para "transformar o conhecimento em sucesso"

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A rede europeia de instituições de ensino superior não estatais escolheu o Porto para a primeira conferência da EUPHE, a União Europeia do Ensino Superior Privado. Na abertura do evento, promovido sob o lema "Transformar o Conhecimento em Sucesso", na manhã desta quinta-feira, o vice-presidente da Câmara do Porto reforçou a importância da complementaridade e cooperação entre os setores público e privado no ensino.

"É essencial que as instituições de ensino superior privado se diferenciem pela excelência formativa, pela capacidade de investigação científica, pela inovação e desenvolvimento tecnológico e pela ligação ao tecido social, às empresas e ao mercado de trabalho", sublinhou Filipe Araújo.

Para que seja garantida a melhoria da qualidade, da abrangência e a multidisciplinaridade do sistema educativo, essencial para "enfrentar os desafios de um modelo económico baseado no conhecimento e na captação de talento", considera o vice-presidente, "mais do que competir com as instituições públicas, o ensino superior privado deve oferecer uma formação que o distinga e valorize".

E isso traduzir-se-á numa formação "flexível nos currículos, inovadora nos métodos, especializada na oferta e diversificada nos públicos" e que "promova a complementaridade e reforce a cooperação entre o ensino superior privado e o ensino superior público".

Lembrando como o Município do Porto "tem procurado promover a cidade enquanto território de reflexão, discussão e cooperação entre diferentes instituições académicas e científicas", Filipe Araújo assume que a autarquia está "consciente de que o sector da educação se desenvolve, em todas as áreas sem exceção, pela partilha de conhecimento e pelo debate de ideias entre especialistas".

"As sinergias entre especialistas com origens, currículos, competências e vivências diversas é determinante para o avanço de qualquer área do conhecimento científico", concluiu.

Contando com a participação da diretora-geral do Ensino Superior em França, Anne‐Sophie Barthez, e de representantes do setor vindos da Eslovénia e Alemanha ou mesmo dos Estados Unidos, República Dominicana e Brasil, a conferência da EUPHE tem como objetivos a promoção da discussão das perspetivas até 2030, das melhores práticas e possíveis estratégias, assim como a melhoria da cooperação e das parcerias transfronteiriças.