Educação

Escola Solidária garante mais de 57 mil refeições nas férias de verão

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_escola_bom_pastor_app_cresce_aparece_32.JPG

Miguel Nogueira

Ao longo das férias de verão as crianças e jovens da cidade tiveram acesso a refeições nutricionalmente equilibradas e adequadas às suas necessidades, fornecidas pelo Município do Porto. No total, foram assegurados mais de 57 mil almoços e lanches nas cantinas escolares da rede pública.

Ao longo dos meses de julho e agosto, a Escola Solidária, incluindo as Atividades de Animação e Apoio à Família, forneceu 29.543 almoços e 27.660 lanches.

A iniciativa é dirigida às crianças do jardim de infância e aos alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, a quem é garantido, diariamente, o almoço. Às crianças do do jardim de infância e aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico é, ainda, oferecido o lanche escolar, sem qualquer custo para os encarregados de educação.

Recorde-se que, ao abrigo deste programa, o Município oferece, também, a possibilidade de inclusão dos irmãos dos alunos com idades compreendidas entre os três e dez anos, que não frequentem um estabelecimento de ensino da rede pública do Porto.

"O programa Escola Solidária, que assegurou mais de 57 mil refeições durante as férias de verão, é um exemplo claro do compromisso deste Executivo com a educação e com o bem-estar das nossas crianças e jovens", salienta o vereador da Educação. Fernando Paulo sublinha como "a Câmara do Porto tem demonstrado pioneirismo ao colocar a escola pública ao serviço das famílias, contribuindo para uma cidade mais coesa, justa e democrática”.

O serviço de refeições escolares do Município está ao dispor de todas as crianças e alunos, independentemente de beneficiarem de escalão de Ação Social Escolar, sendo fornecido entre as 11h45 e as 13h30, na modalidade presencial (para consumo na própria escola) ou em regime de takeaway (possibilidade de levar a refeição para casa).

A Escola Solidária prolonga-se ainda até à abertura do ano letivo de 2024/2025, prevista para 12 de setembro.