Sociedade

Essência do Vinho estreia edição de verão nos Jardins do Palácio de Cristal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_16_edicao_essencia_do_vinho_22.jpg

Filipa Brito

Entre os dias 2 a 4 de julho, o evento estreia um novo formato ao ar livre para mostrar os vinhos de 150 produtores, nacionais e internacionais, numa programação que inclui ainda provas comentadas, restaurantes e sessões de cozinha ao vivo. Devido ao atual contexto pandémico, há restrições de lotação, testagem obrigatória e um rigoroso plano de segurança e higiene a cumprir por todos os visitantes.

Este ano, a Essência do Vinho deixa o Palácio da Bolsa para se apresentar ao ar livre e de forma ainda mais descontraída, nos Jardins do Palácio de Cristal, numa edição de verão que terá lugar já durante este fim de semana, entre sexta-feira e domingo.

Mesmo sob o rigor que os tempos atuais exigem, a organização promete dar a conhecer ao público as últimas novidades de 150 produtores, nacionais e internacionais. O programa contempla ainda uma dezena de provas comentadas, conduzidas por enólogos, produtores e pelos provadores da Revista de Vinhos.

As inscrições para participação neste conjunto de provas comentadas estão sujeitas a lugares limitados e podem ser realizadas online.

Na Concha Acústica do Palácio de Cristal, o chefe Chakall será protagonista de sessões de cozinha ao vivo que se realizarão diariamente, pelas 19,30 horas (dia 2), 16,30 horas e 19,30 horas (dia 3), 16,30 horas e 18,30 horas (dia 4). Em funcionamento permanente, quatro espaços de restauração vão permitir petiscar ao longo da visita: Sagardi; Praia da Luz & Luis Américo; Dona Maria/The Lodge Wine And Business Hotel; Espumantes da Bairrada & Ostras.

Na tarde de sábado, 3 de julho, destaque para anúncio dos vencedores do concurso “Os Melhores Vinhos do Dão 2021”, enquanto ao início da noite decorrerá a sessão de entrega de prémios do “Concurso Mundial de Bruxelas”. Domingo, a fechar o evento, provam-se “Os Melhores Verdes 2021”, recentemente eleitos.

De modo a cumprir com todas as diretrizes de segurança e higiene da Direção-Geral da Saúde, o acesso ao evento implica a realização de um teste à Covid-19 (4 euros/teste), disponível no local ou, em alternativa, a apresentação de um dos seguintes documentos: Certificado Digital Covid; comprovativo de teste PCR negativo realizado nas últimas 72h; ou comprovativo de teste rápido antigénio realizado nas últimas 48h.

A entrada é gratuita com aquisição obrigatória de copo de provas, no valor de 5 euros, e que inclui duas degustações de vinhos.

Mais informações no site do evento.