Urbanismo

Estudantes de Arquitetura propõem soluções inovadoras para espaços públicos do Bonfim

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Os lavadouros das Fontainhas e a Praça da Alegria, localizados na freguesia do Bonfim, foram objeto de estudo para os estudantes da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), no âmbito da unidade curricular "Arquitetura e Sociedade". O resultado do trabalho desenvolvido, em parceria com a Domus Social, está acessível a toda a comunidade, através de um expositor com informações detalhadas sobre cada um dos projetos, disposto na Praça da Alegria, até ao próximo dia 23.

As propostas em exposição foram elaboradas em contacto direto e permanente com a comunidade local, tendo em vista o desenvolvimento de soluções para revitalizar e modernizar estas duas áreas, outrora muito utilizadas pela população. A exposição pública dos projetos desenvolvidos tem como objetivo perpetuar o diálogo contínuo com as pessoas que habitam diariamente estes espaços, numa perspetiva de aperfeiçoamento das ideias dos alunos.

Olga Feio, coordenadora da equipa de Gestão de Projeto da Domus Social, e parte integrante da equipa docente desta unidade de formação reforça que "a zona das Fontainhas tem um potencial enorme de vivência e convivência nos espaços públicos. Mesmo aqui ao lado encontramos os bairros das Fontainhas e Duque de Saldanha".

A unidade de formação "Arquitetura e Sociedade", que resulta de um protocolo entre a FAUP e os Arquitectos Sem Fronteiras - Portugal, em parceria com a Domus Social E.M. e a Fundação Aga Khan Portugal, procurou combinar uma leitura sobre as dinâmicas globais e locais de transformação urbana, com um exercício de intervenção e ação de proximidade em contexto real.

O trabalho realizado pelos alunos de arquitetura representa um valioso contributo para a promoção da qualidade de vida dos residentes da zona das Fontainhas e reforça a arquitetura e o papel fundamental dos estudantes na construção de uma cidade mais inclusiva.