Ambiente

Estudantes recolhem 150 quilos de plantas infestantes no Parque do Covelo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Acao_Sensibilizacao_plantas_infestantes_Parque_Covelo.JPG

DR

Duas dezenas de estudantes e colaboradores da Escola Superior de Saúde Santa Maria (ESSSM) arrancaram, manualmente, as folhas da planta Croscosmiiflora “Lucifer” e apanharam os respetivos bolbos para posterior destruição, num total aproximado de 150kg.

A ação decorreu no Parque do Covelo e esteve inserida na iniciativa Campus Sustentável da ESSSM, fazendo parte das atividades da Semana de Receção aos novos estudantes daquela instituição de ensino. O objetivo consistiu em sensibilizar para a necessidade de controlo sobre plantas invasoras que proliferam pela cidade, às quais é dada especial atenção por parte do Departamento de Espaços Verdes e Gestão de Infraestruturas da Câmara do Porto, que tem desenvolvido esforços no sentido de erradicação dessas plantas, através da substituição por plantas autóctones.

Neste caso concreto, a planta Croscosmiiflora "Lucifer" assume uma enorme taxa de reprodução, o que lhe confere vantagens frente às demais plantas pelo que, rapidamente, vai ocupando o terreno, impedindo o desenvolvimento de outras espécies.

No caso do Parque do Covelo é de realçar o património arbóreo rico, nomeadamente com a presença de 500 sobreiros, que têm como principal função a conservação de biodiversidade, sequestro de carbono, regulação do ciclo hidrológico e proteção do solo.